quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A experiência Ebbsfleet


Ebbsfleet United é um clube dos arredores de Londres que entrou na história do futebol por ter sido alvo de compra pelo projecto Myfootballclub, que adquiriu 75% da sociedade quando esta estava perto de declarar falência. Em Agosto de 2007, 50.000 pessoas contribuíram com 35 libras cada uma para esta compra, tendo ganho o direito a participar em todas as decisões da vida do clube, desde investimentos no estádio, transferências, até a poder sugerir um onze titular para cada um dos jogos. Muitos desses investidores acreditaram ter nesta experiência a possibilidade de tentar, na vida real, aquilo que é experimentado nos jogos de computador de gestão de clubes. Mas a realidade veio a revelar-se bem distinta.
Liam Daish, antigo internacional irlandês e treinador do Ebbsfleet United, lembra que não é fácil a vida de um treinador no futebol amador. Para além de todos os problemas que surgem diariamente num grupo de atletas com outros empregos, tomar decisões sem estar nos treinos e sem conhecer pessoalmente os jogadores, poderá não dar os resultados desejados. Para mais, os investidores do Myfootballclub estariam à espera de conseguir estar à frente de um clube de maior nomeada do que o Ebbsfleet, o que terá levado à desmotivação dos  mesmos.
No início da época de 2010/11, a descida de divisão e a saída da maior parte dos jogadores do plantel coloca o Ebbsfleet em situação complicada. Dos investidores iniciais, sobram agora 800 pessoas, muitas delas alheadas das decisões que vão sendo tomadas no site do Myfootballclub. A experiência da gestão partilhada de um clube de futebol é discutida em Inglaterra como sendo uma aposta falhada. A realidade não é tão doce como os jogos de computador. Felizmente, temos os jogos de computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário