domingo, 5 de setembro de 2010

Noruega - Portugal: a primeira vez

Estádio Ulleval em Oslo
Em Junho de 1967, Portugal era uma das mais importantes selecções do mundo, dado o pódio conquistado no Mundial do ano anterior. No grupo de qualificação para o Europeu de 68, a equipa portuguesa disputaria o primeiro jogo oficial contra a Noruega. Mais precisamente, no dia 8 desse mês.
No onze titular, Eusébio liderava o conjunto, apoiado em experientes jogadores como José Augusto, Jaime Graça, Hilário e Morais, mas também em estreantes como Estêvão Mansidão, do Braga. Perante 31000 pessoas, Eusébio não deixou os seus créditos em mãos alheias, marcando o primeiro golo aos 15 minutos e o segundo aos 61, depois da Noruega ter conseguido o empate. A equipa norueguesa era um dos parentes pobres do futebol europeu, mas foi a única equipa que Portugal conseguiu vencer por duas vezes nessa fase de qualificação, acabando sem qualquer outra vitória nos confrontos contra Bulgária e Suécia.
Na próxima terça-feira, Noruega e Portugal voltam a entrar no Estádio Ulleval, em Oslo, para disputar a qualificação para o Euro 2012. O futebol norueguês evoluiu muito durante a década de 90, mas o que iremos assistir é um confronto de duas equipas à procura de uma nova identidade: a Noruega saudosa dos sucessos da década passada, Portugal em luta contra o síndrome da orfandade.

Sem comentários:

Enviar um comentário