segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os campeonatos não-profissionais

Aqui, na Sociedade Anónima Desportiva, nutro um grande interesse pelos chamados Campeonatos não-profissionais de futebol. Para milhares de pessoas em todo o país, este domingo foi dia do regresso da bola. Primeira jornada dos Campeonatos da 2ª Divisão e da 3ª Divisão, para além de uma série de competições distritais (mas aos distritais chegaremos mais tarde).
O nosso destaque desta semana vai para a Zona Sul da 2ª Divisão. À partida, cinco candidatos ao primeiro lugar. Atlético de Reguengos, Mafra, Oriental, Atlético e Torreense. No entanto, a lógica, nestas divisões, é muita vezes uma batata, sendo de esperar algumas surpresas ao longo da competição.
A primeira delas aconteceu logo nesta primeira jornada, com o Reguengos a perder na deslocação aos Açores, 2-0 a favor do Operário. Nos restantes jogos, os favoritos mostraram a sua força, ainda que as diferenças nos resultados não tenham sido expressivas.
Destaque para o regresso do Carregado a esta categoria, depois de um ano na liga profissional. O regresso ao seu campo não lhe foi favorável, pois recebendo o Atlético, não conseguiu demonstrar os ganhos da experiência no profissionalismo, comprovando que as várias saídas no seu plantel lhe poderão ser fatais.
Nota ainda para o Farense que, jogando no mítico São Luís, disputou um dérbi regional contra o Louletano, acabando tudo a zeros.
O jogador da semana, neste campeonato, é Samarra, do Oriental. Beneficiando de um penalti no último minuto, o capitão da equipa lisboeta assumiu as responsabilidades e marcou o golo da sua equipa. Samarra, nome de família e não alcunha, jogou sempre em clubes lisboetas, enquanto sénior, tendo, na sua formação, jogado dois anos no FC Porto.
Na próxima semana não haverá jogos deste campeonato, devido à 2ª eliminatória da Taça. Para dia 26 de Setembro, as expectativas estarão no jogo da Zona Centro entre o Sporting de Espinho e o Boavista. Isto, claro está, se a equipa do Bessa conseguir inscrever-se a tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário