sábado, 11 de setembro de 2010

Regresso do Nacional de Andebol


Regressa hoje o Campeonato Nacional de Andebol, denominado Andebol 1. Pela primeira vez, este campeonato inicia-se com um vencedor de uma competição europeia, o Sporting, o que se espera possa dar uma maior visibilidade ao Andebol luso, juntando a isso o facto da selecção de Sub-20 ter conquistado um fabuloso 2º lugar no respectivo Europeu. A única nota menos positiva neste percurso será o afastamento do FC Porto da Liga do Campeões, depois de um dramático empate frente ao Dinamo de Minsk, no apuramento. Ainda assim, é o Andebol português pujante e cheio de atractivos o que entra em campo este fim-de-semana.
A generalidade das equipas é formada por atletas portugueses, sendo que o campeonato contará com apenas 7 estrangeiros. Para além disso, há uma forte aposta das diferentes equipas em jovens jogadores, de uma geração que se espera que traga algumas alegrias aos adeptos do Andebol. Entre os favoritos, ainda assim, nada de novo. Espera-se que as seis equipas mais fortes explanem a sua superioridade perante as seis equipas mais fracas, havendo poucas probabilidades de isso assim não acontecer.
O campeão nacional em título, o FC Porto, faz uma aposta na continuidade, mantendo um equilibrado conjunto com jogadores jovens e jogadores experientes, esperando-se de Filipe Mota, Wilson Davies e Gilberto Duarte a liderança da equipa na disputa do título. Dos seus opositores, terá sido o Sporting quem mais se reforçou, com a aquisição do jovem Rui Silva (ex-Xico) e do guarda-redes Hugo Figueira (ex- ABC) a merecer maior destaque. Os verde e brancos tentarão demonstrar no Nacional tudo aquilo que, no ano passado, mostraram na Europa, havendo alguma expectativa em redor do trabalho do treinador Paulo Faria.
Entre os outros favoritos, destaque para a experiência do Madeira Sad, reforçada com Nuno Silva (ex-Xico), outro dos vice-campeões europeus de Sub-20. O Benfica apostou na experiência para reforçar o seu grupo, com o regresso a Portugal de José Costa (ex- Pilotes) e ainda com a aquisição de Pedro Graça e Milan Vucicevic (ex- Sp. Horta). O ABC garantiu o regresso a casa de Humberto Gomes (ex-Sporting), Álvaro Rodrigues (ex- FC Porto) e José R. Costa (ex-Xico). Já no Belenenes, a aposta na juventude é clara, subindo a sénior quase toda a equipa titular dos juniores e adquirindo o jovem guarda-redes José Lopes (ex-Sporting) e o pivot João Antunes (ex-Belenenses).
Entre as seis equipas que lutarão para não descer, destaque para o Sporting da Horta, que aposta num grupo muito reduzido, onde sobressaem Nélson Pina (ex- Belenenses) Kostevsky (ex- Madeira Sad) e a manutenção de David Graça. Entre as restantes equipas, os olhares vão estar em jovens esperanças do andebol nacional, na expectativa de darem o salto para as equipas mais fortes, o que será o caso de Marino Machado, do Xico Andebol e Hugo Silva do São Mamede.
O primeiro jogo a ser televisionado pela RTP 2 será o São Bernardo - Sporting, na tarde de domingo.
É o andebol. Está a bola em jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário