terça-feira, 5 de outubro de 2010

Algarvios em campo

Foto Mário Rolla/ Jornal do Algarve
Iniciou-se este fim-de-semana o Campeonato Distrital de Futebol do Algarve, 1ª Divisão, uma competição disputada por vários históricos do sul do país. Cerca de metade das equipas participantes jogaram, no passado, nos Nacionais, e terão como objectivo um desejado regresso a esse nível. No entanto, durante esta época, encherão os relvados algarvios de grandes rivalidades, cultivadas ao longo dos anos.

Na primeira jornada, o duelo de gigantes disputou-se no Municipal da Quarteira, com o Quarteirense a receber e a vencer, por 2-0, o Imortal de Albufeira. No plantel da equipa da casa ainda joga Idalécio, um dos ícones do futebol algarvio, gigante defesa que brilhou com a camisola do Sp. Braga e Rio Ave, entre outras. Do lado da equipa de Albufeira, a figura é o avançado Pintassilgo, que andou na 1ª Divisão com a camisola do Farense e deixou registo em vários clubes algarvios ao longo da sua carreira.

Outro dos históricos deste campeonato é o Lusitano de Vila Real de Santo António. No primeiro jogo, não poderia ter feito melhor, já que marcou cinco golos sem resposta ao Odeáxere. No plantel do Lusitano mantém-se Marco Nuno, agora com 36 anos, outro dos jogadores que viveu momentos altos com a camisola do Farense.

Quem também não deixou os seus créditos em mãos alheias foi o Silves Futebol Clube, ao visitar Almancil deixando também cinco golos no cartão de visita. Na equipa branca e negra jogam dois Moutinhos, Nélson e David, nenhum deles capaz de atingir o nível do seu familiar João, que brilha agora com a camisola do FC Porto. Nesta divisão será ainda bom prestar atenção às carreiras de Campinense e Castromarinense, duas equipas que conseguem, habitualmente, andar nos primeiros lugares do campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário