quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Todos conhecemos a história do filho pródigo" - Entrevista a Joe Gabriele (Cleveland Cavaliers)

Na semana em que começaram os jogos de preparação para a nova época, apresento a primeira entrevista acerca da NBA no  blogue Sociedade Anónima Desportiva. Tendo em conta a novela Lebron James, que tomou toda a atenção dos seguidores da Liga neste Verão, decidi falar com Joe Gabriele, jornalista dos Cleveland Cavaliers, para nos dar uma ideia das sensações que vão reinando na cidade que King James deixou para trás.

Como é ser-se escritor oficial de um clube? Sentes-te mais perto dos adeptos ou dos jogadores? E que tipo de pressões te são impostas?
Eu adoro o meu trabalho como “beat writer” dos Cavaliers. Eu nasci em Cleveland, sou adepto da equipa desde que nasci, então sinto-me como se tivesse sido feito para ter este emprego. Suponho que estou certo ao dizer que me sinto a meio caminho entre os adeptos e os jogadores. Sempre tive óptima relação com os jogadores, há oito anos que faço este trabalho e passaram por Cleveland alguns excelentes rapazes. E, por muito cansado que eu venha a ficar, vou ser sempre um adepto dos Cavaliers.
A organização nunca me pressionou para dar uma imagem positiva ou negativa de qualquer acontecimento. Quando o jogo é feio, eu escrevo que é feio. Tenho sorte em ter recebido sempre total liberdade para fazer o que quiser com o material que tenho.

O tema desta pré-temporada é o caso Lebron. Como é que a equipa vai reagir a este burburinho quando a época começar?
Julgo que quando a bola for lançada para o primeiro jogo de preparação dos Cavs, ninguém se vai lembrar de Lebron até que os Miami venham jogar a Cleveland, a 2 de Dezembro. O Byron Scott, o nosso novo treinador, não vai permitir que ninguém fique a olhar para o passado. O objectivo é ganhar jogos e, como disse recentemente o Mo Williams, ninguém vai sentir pena da nossa equipa.

Para ti, quem será o principal jogador dos Cavs, esta época?
Tenho esperanças de que o Mo Williams consiga assumir a liderança, apoiado no veterano Antawn Jamison. Mas eu estou à espera que o Anderson Varejão (que é o mais antigo Cavalier no actual plantel) demonstre ser o melhor jogador da equipa. Ele passou por tudo, em sete épocas com a equipa, e tem condições para mostrar aos mais jovens o que é preciso fazer para vencer jogos. O seu coração, combatividade e inteligência de jogo são contagiosos.

Achas mesmo que os Cavaliers serão capazes de atingir os Play-off? E, caso não consigam, o Presidente da equipa, Dan Gilbert, está preparado para enfrentar tamanha contrariedade?
Tenho a certeza que vamos lutar por um lugar nos Play-off. Os rapazes estão habituados a vencer e, mesmo tendo perdido um duplo MVP da Liga, mantém todo o talento necessário para ganhar. Para ser sincero, Dan Gilbert não está preparado para uma contrariedade destas, nem permitirá que tal aconteça. Se os Cavs não atingirem essa fase da competição, ele saberá como fazer para devolver a equipa a essa glória.

Vamos imaginar a época de 2020… Achas possível voltarmos a ver Lebron James com a camisola dos Cavaliers?
Pessoalmente, sim. Dez anos são muito tempo e quem pode imaginar tudo o que vai acontecer entre o agora e esse momento. Todos nós conhecemos a história bíblica do filho pródigo, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário