sábado, 16 de outubro de 2010

Dois galos para um poleiro

Começa hoje mais uma edição da Liga Profissional de Basquetebol, um campeonato onde as novidades serão a introdução da novas regras e a repetição da luta entre as duas grandes equipas portuguesas da actualidade, Benfica e Porto.
A equipa do Benfica inicia o campeonato galvanizada com o apuramento para o EuroChallenge e com um plantel reforçado para tentar o terceiro campeonato consecutivo. Para além de dois novos americanos, o Benfica contratou Rodrigo Mascarenhas e Francisco Jordão, do 1º de Agosto (Angola), permitindo melhorar as opções do seu banco, mesmo sendo já a equipa com melhor rotação da competição. Por seu lado, o Porto reforçou-se para conseguir pôr em causa o domínio da equipa da Luz, sendo de destacar a contratação do base José Costa (ex-Ginásio) e os extremos Miguel Miranda (ex- Ovarense) e João Santos (ex- Benfica). O que ambas as equipas prometem é um grande equilíbrio, sobretudo por deterem as equipas mais experientes e com mais jogadores com jogos internacionais (em conjunto reúnem 14 internacionais portugueses).
A disputar os outros dois lugares que dão vantagem na primeira eliminatória dos play-off estarão a Ovarense e o Vitória de Guimarães. A equipa de Ovar trocou os seus americanos, contratando a dupla do CAB, Ryan Schneider e Matt Webster, e encontrando em Jason Smith (ex- Levski, Bulgária) um jogador que será primeira opção em detrimento de Nuno Manarte, que era, no ano passado, um dos pontos fracos da equipa. Para além disso, conseguiu resgatar Fernando Neves ao Vitória de Guimarães, enfraquecendo assim um concorrente directo. Na equipa minhota, os olhares estarão concentrados na mais valia que jogadores como Paulo Cunha e André Bessa (ex- Porto), Augusto Sobrinho (ex-Lusitânia) e Cláudio Pedroso (ex- Alicante, Espanha) poderão trazer a uma equipa bastante renovada. Fernando Sá quererá confirmar o favoritismo que é dado à sua equipa, não deixando, no entanto, de ter outras equipas que ambicionarão a conquista do quarto lugar.
A equipa que poderá estar mais perto de o conseguir é a Académica de Coimbra, embora os resultados conseguidos na Troféu António Pratas possam ter deixado algumas dúvidas no ar. A Académica reforçou-se com Tommie Eddie (ex-Vit. Guimarães), Matt Shaw (ex- Illiabum) e Yuma Chia Kur (ex- Arkansas State, EUA). A tripla de americanos parece forte o suficiente para fazer frente a equipas como o Illiabum (atenção ao regresso de Miguel Barroca à possibilidade de jogar muitos minutos) e o CAB (bastante reforçado com jogadores como Jorge Coelho, do Porto, Jaime Silva, do Vit. Guimarães, e Fred Gentry do Inter de Luanda).
A lutar para não descer estarão o Barreirense, que apresenta mais uma vez uma equipa extremamente jovem, mas com uma rotação e qualidade que consegue surpreender em alguns jogos, o Sampaense, que surpreendeu no Troféu António Pratas, o Lusitânia, com Marcel Momplaisir, um dos melhores americanos de sempre da Proliga, e o Penafiel, que aposta num misto de juventude e experiência.
A bola é lançada já daqui a poucos minutos, na Figueira da Foz, onde o Ginásio recebe a Ovarense, e na Luz, onde o Benfica recebe o CAB, em jogo que pode ser seguido na Benfica TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário