domingo, 17 de junho de 2012

Portugal – Holanda e Dinamarca – Alemanha


Com a Alemanha bem perto de garantir a qualificação, Portugal luta por uma vitória que lhe permita seguir em frente com os germânico. No entanto, quer a Dinamarca, quer a Holanda têm direito a sonhar com um lugar nos quartos. Quem será mais feliz esta noite?

Portugal – Holanda

É preciso observar bem que tipo de equipa é a seleção portuguesa, hoje em dia. E queixar-se da ausência de craques de camisola dez ou de líderes de balneário não é o melhor caminho para se chegar a uma boa conclusão. Com Paulo Bento, a aposta passa, em primeiro lugar, por garantir uma estabilidade defensiva. Isso tem sido conseguido, com Pepe e Bruno Alves em bom plano, os dois laterais a não darem espaço a quem lhes aparece pela frente, e uma intermediária bem mais preocupada em não sofrer golos do que em os criar. Na frente, Nani e Cristiano Ronaldo procuram desequilibrar e servir Postiga da melhor forma.


Perante a Holanda, a equipa portuguesa tem a oportunidade de vencer e continuar em prova. Os holandeses vivem com problemas entre jogadores e treinador, o que tem sido visível em campo. Para além disso, a insistência do treinador em manter uma estrutura de dois médios defensivos para “esconder” as fragilidades da equipa, parte o onze em dois, deixando muito espaço entre setores, o que tem sido aproveitado pelos adversários. Ou Bert Van Marwijk encontrar maneira de fazer um milagre, ou a Holanda bem poderá dizer adeus ao Europeu.

Dinamarca – Alemanha

A Alemanha demonstrou ser a equipa mais consistente deste Europeu e terá, frente à Dinamarca, mais uma boa oportunidade para o demonstrar. Com uma defesa que nunca tem um momento de pânico, o ataque alemão tem o saber e a paciência para encontrar os espaços na defensiva adversária, apresentando para isso muitas opções no momento do remate. Para além disso, Mário Gomez não tem desperdiçado nenhuma das oportunidades para marcar, colocando a sua média de aproveitamento em praticamente 100%.

Para a Dinamarca, a grande desilusão de sofrer um golo de Varela tão perto do final do jogo, pode ter deitado por terra as esperanças de seguir em frente. Para tal, precisará de vencer a Alemanha, algo que parece quase impossível, tendo em conta o momento da equipa de Joachim Low. Ainda assim, Morten Olsen venderá cara a derrota, para além de que um empate pode também servir os seus intentos. Por isso, ouvido no que se passará no outro campo e muita dedicação, é o que se espera da Dinamarca. Só não se espera que consiga apurar-se às custas de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário