sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sacrifício dos inocentes


O jogo entre Portugal e Rep. Checa começou a ser desequilibrado ainda antes do árbitro dar início à partida. Michal Bilak sabia que pouco podia fazer para impedir que Portugal se lançasse sobre a sua equipa. Por isso tentou contrariar esse avanço pegando na bola e surpreendendo os portugueses. Paulo Bento sabia que iria ser assim. Como em todos os jogos neste Europeu, Bento oferece a bola ao adversário nos primeiros minutos, preparando a sua resposta.

Ontem, a resposta foi brutal. Quando Portugal pegou na bola não mais deixou de empurrar os checos para dentro da sua baliza. Bolas ao poste, a embater nos defesas, a oferecer grandes defesas a Cech, houve de tudo e sempre com uma certeza: o jogo de ontem era de Portugal.

Cristiano Ronaldo foi Cristiano Ronaldo. Incitou os seus colegas, tomou a iniciativa, rematou, insistiu, sempre, até marcar. O golo de Portugal nasce da clarividência de três jogadores que deixaram tudo em campo. Nani, João Moutinho e Ronaldo. Já estavam há quase 80 minutos a carregar sobre os checos, mas nunca perderam o sentido nem a objetividade.

No final, fica a sensação que se deu um sacrifício de uma equipa inocente, sem grande capacidade para fazer frente a um adversário que vai lançado para a quarta meia-final nos últimos cinco europeus. Portugal sente-se agora imparável. Com confiança, mas também com um sentido de responsabilidade que talvez nunca tenha sido um dos atributos dos portugueses.  

Sem comentários:

Enviar um comentário