quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sub-18 Femininos – Pensar no Futuro


Portugal inicia hoje a sua participação no Europeu de Basquetebol de Sub-18 Femininos – Divisão B, em Strumica, Macedónia, e o objetivo passa por preparar o futuro. A equipa apresenta apenas três jogadoras nascidas em 1994, sendo que junta neste grupo três atletas que acabaram de fazer o Europeu de Sub-16, duas delas com apenas 15 anos.

Assim o mais normal será esperar que estas atletas ganhem confiança e experiência para continuar a representar Portugal nos próximos anos. Na equipa, regressam duas atletas que já estiveram nas Sub-18 o ano passado, Joana Canastra e Nádia Fernandes, sendo que a base é a equipa que fez o Europeu de Sub-16 em 2011, com cinco atletas presentes (Simone Costa, Laura Ferreira, Joana Soeiro, Josephine Filipe e Ana Santos). Simone esteve também no Europeu de Sub-16 deste ano, tal como Maria Kostourkova e Chelsea Guimarães, ambas com 15 anos. Inês Viana, Jéssica Costa e Inês Veiga completam o grupo.


Apesar da inexperiência da equipa, isso não significará que a equipa não lute pelos resultados. E o sorteio até poderá indicar uma forte possibilidade de avançarmos para a segunda ronda. A Hungria será o adversário mais difícil, já que regressa com cinco atletas que estiveram presentes na equipa que derrotou Portugal (48-46) em 2011. Mas jogando fora de casa, será totalmente diferente para a equipa da Hungria.

Israel não participou no ano passado, mas o currículo português frente a esta equipa é extremamente favorável. Para além disso, a equipa israelita apresenta um grupo muito equivalente ao português, estando na luta por um lugar no topo do grupo, mas muito possivelmente ao alcance das portuguesas.

Finalmente, a Áustria, também com um plantel muito jovem e a tentar fugir, como no ano passado, ao último lugar do torneio. Será contra as austríacas que Portugal se estreará, já hoje, esperando-se uma vitória na partida inaugural.

A equipa técnica, formada por Maryiana Kostourkova e Ana Faria, prepara assim mais uma fornada de jogadoras que poderão, muito em breve, fazer crescer o nível das representações nacionais nos escalões seniores.  

Sem comentários:

Enviar um comentário