quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Mundial começa aqui


Para as seleções europeias, depois de um verão dominado pela luta pelo título no Euro, agora é tempo de concentração num novo objetivo: atingir o Mundial 2014. Vencer o grupo é fundamental para um apuramento sem mais delongas, numa corrida onde fortes seleções poderão acabar fora da maior montra do futebol.


Grupo A
Sérvia e Croácia voltam a cruzar-se num duelo entre países com forte rivalidade. A equipa croata perdeu Bilic, enquanto os sérvios estão em processo de reconstrução da sua equipa. Como outsider surge a Bélgica, com uma geração muito promissora, que persegue um apuramento para uma grande competição, o que não acontece há 10 anos. País de Gales, Escócia e Macedónia irão tentar complicar a vida dos favoritos, sem, no entanto, terem muitas esperanças num possível apuramento.

Grupo B
Todo o favoritismo a pender para a Itália que encontrará como principal adversário a Dinamarca, equipa com uma forte tradição de fazer boas fases de apuramento. Também na luta por um dos dois lugares cimeiros está a Rep. Checa, que será posta à prova frente a dois adversários bem complicados. A Arménia poderá comprovar a sua evolução recente, com a Bulgária a ser um adversário de respeito mas sem ambições a mais do que um lugar a meio deste grupo. A seleção de Malta terá uma tarefa hercúlea, se quiser pontuar no caminho para o Brasil 2014.

Grupo C
Alemanha e Suécia parecem capacitados para dominar um grupo onde estarão bem distantes, em qualidade, dos restantes adversários. A Rep. Irlanda e a Áustria são equipas com possibilidade de criar dificuldades num jogo, embora sem constância para lutar por um lugar entre os apurados. Cazaquistão e Ilhas Faroé fecham o grupo, com a antiga república soviética a poder conseguir atrapalhar a vida de um dos adversários mais fortes quando jogar no seu terreno. Mas não mais que isso.

Grupo D
Ainda que todos reconheçam a Holanda como principal favorita neste grupo, será bom ter em conta que diversas outras equipas chegam a este apuramento com ambições. A Turquia falhou a presença no Euro e não está disposta a deixar fugir mais uma oportunidade de brilhar num Mundial. Roménia, Hungria e Estónia têm, todas, equipas equilibradas e que podem constituir um adversário perigoso para os favoritos. No fundo, poderão mostrar que merecem ser tidas em conta caso um dos mais fortes se deixar levar pela complacência. A Andorra resta sonhar com a obtenção de um ponto, algures, no cumprir do calendário.

Grupo E
Um dos grupos mais abertos desta fase de apuramento, com a Suíça a partir na frente, mesmo que não tenha o mesmo potencial que detém, nos últimos anos, nas suas camadas jovens. Para além disso encontrará adversários bem complicados, como a Noruega e a Eslovénia, ambos com capacidade para atingir o primeiro lugar. Finalmente, o Chipre tem aqui uma oportunidade com que sonha há muito, com a sorte de jogar num grupo que lhe dá oportunidades de mostrar, ao nível de seleções, a evolução sentida pelos seus clubes. Albânia e Islândia completam um grupo como duas deslocações difíceis para quem quiser chegar ao Brasil.

Grupo F
Este grupo está reservado para a luta entre Portugal e Rússia. Ambas as equipas lutam, nos últimos anos, por um lugar logo a seguir aos países mais poderosos do futebol europeu, com os portugueses a levarem clara vantagem. No entanto, o poderio dos jogadores russos tem uma boa prova para se medir, quando enfrentar Portugal no caminho para o Mundial. Israel poderá sonhar um uma escorregadela de um dos favoritos, enquanto Irlanda do Norte e Azerbaijão esperam, sobretudo em casa, somar alguns pontos para fugir ao último lugar, algo que estará reservado para frágil equipa do Luxemburgo.

Grupo G
Outro grupo muito aberto onde cinco das seis seleções podem sonhar com o apuramento. A Grécia, de Fernando Santos, mostrou no Euro que tem um antídoto para jogar frente a equipas mais poderosas, mas neste apuramento faltar-lhe-á essa referência. A Eslováquia quer repetir uma presença no Mundial e a Bósnia vê aqui uma excelente oportunidade para fazer a sua estreia nos grandes palcos. Lituânia e Letónia buscam também o seu momento e, sem adversários temíveis, esperam entrar na luta. O Liechenstein lutará para conseguir pontuar.

Grupo H
Um grupo muito curiosos, com a Inglaterra a partir como favorita e a Polónia e a Ucrânia, as duas organizadoras do último Euro, a lutar por uma presença no Mundial 2014. Adivinha-se uma luta muito apertada entre duas boas seleções com naturais aspirações ao apuramento. Montenegro também poderá ter uma palavra a dizer nesta luta, entrando como adversário à altura de qualquer um dos outros. A Moldávia terá dificuldades para surpreender, enquanto para São Marino se adivinha mais uma fase de apuramento sem qualquer ponto conquistado.

Grupo I
O encontro de gigantes desta fase de apuramento acontece no único grupo com apenas cinco equipas. Espanha e França estarão frente a frente na luta pelo primeiro lugar, deixando para os play off um dos grandes do continente. Bielorrússia, Geórgia e Finlândia não estão entre as equipas mais fracas da Europa, sendo que o seu papel neste grupo é claro. Se algum dos favoritos perder pontos com estas equipas, estará a colocar em jogo uma boa parte das suas ambições ao apuramento direto.




Sem comentários:

Enviar um comentário