quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O momento da mudança


No segundo jogo à frente dos leões, Franky Vercauteren planeia algumas mudanças à estrutura da equipa. Será o suficiente para começar a ganhar?

Pouco mais de uma semana é muito pouco tempo para se conseguir mudar alguma coisa numa equipa de futebol. Mas se essa equipa estiver sem ganhar há sete jogos, então não há tempo a perder. Será isso o que está a passar pela cabeça do técnico do Sporting. Ao segundo jogo, um dos problemas da equipa está mais do que identificado – a frágil ocupação de espaços a nível ofensivo. Com a colocação de Jéffren, mais liberto, na frente, Vercauteren tentou solucionar essa questão logo em Setúbal, o que valeu apenas uma primeira parte com melhor troca de bola.


Agora, o espanhol está lesionado e será Viola o homem a entrar no onze. O argentino tem as características necessárias para ocupar a posição, abrindo-se assim uma frente de ataque mais alargada, acompanhada pelos dois extremos, que terão que explorar também as diagonais e ocupar uma parcela de campo maior do que o seu espaço natural de evolução. Izmailov, à direita, e Capel, à esquerda, terão essa responsabilidade.

Sobrará ver como vai Vercauteren intervir no processo defensivo, outra das grandes lacunas da equipa. Perante um problema de opções (o belga tem apenas quatro defesas disponíveis, para além de Tiago Ilori, da equipa B), não haverá muito mais a fazer do que aprimorar processos ao nível da coordenação, um ponto onde o Sporting tem sido demasiado frágil. A entrada do Ilori no onze titular não estará fora de hipótese, ele que já no ano passado viveu a experiência de jogar na Liga Europa.

A verdade é que este é um jogo para ganhar ou ganhar. Tanto no resultado final, como na forma como as alterações possam funcionar para o futuro da equipa.


Académica e Marítimo jogam a sua sorte

Enquanto os estudantes podem dizer adeus, já hoje, à sua aventura europeia, o Marítimo tem uma oportunidade de se relançar na corrida.

A Académica recebe o Atl. Madrid num jogo em que está praticamente obrigada a ganhar. O conjunto espanhol descansa alguns dos seus titulares, mas ainda assim é um adversário muito poderoso, para uma equipa que está a dar os primeiros passos na Europa.

O Marítimo viaja até Bordeús e uma vitória poderá colocá-lo no segundo lugar do grupo. A equipa de Pedro Martins ainda não conseguiu mostrar na fase de grupos todo o seu potencial, vivendo também na Liga Portuguesa uma fase menos boa. Ainda assim, a equipa viajou com a ambição natural de lutar por um resultado que lhe permita seguir em frente.


Sem comentários:

Enviar um comentário