Mostrar mensagens com a etiqueta Futebol Não-Profissional. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Futebol Não-Profissional. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fangueiros em alta

Plantel do C.F.Fão 2010/11


No nosso mergulho semanal ao futebol que se pratica pelo país, visitamos hoje uma equipa que está a ter um início de época praticamente irrepreensível na Série A da 3ª Divisão Nacional de Futebol, o Clube de Futebol de Fão. Depois de na época passada ter garantido a continuidade neste escalão mesmo na última jornada, o Fão conta com vitórias em todos os quatro jogos disputados até agora.
A equipa fangueira tem uma média de idades muito baixa, já que a renovação do plantel se fez, sobretudo, nas camadas jovens de clubes da Região Norte. Rio Ave, Trofense e Varzim reforçaram a equipa liderada por João Marafona, também ele um jovem treinador, oriundo de Vila do Conde. A excepção a essa política de contratações foi Chico Fonseca, o veterano do plantel, com 42 anos. Chico Fonseca andou pela primeira divisão nacional nos anos noventa, com a camisola do Belenenses, Salgueiros e Paços de Ferreira. Depois, desceu aos confins do futebol português e chegou a Fão depois de passagens por Leça, Cabeceirense, Balasar, Apúlia e Castanheira.
No campeonato deste ano, o Fão já venceu adversários como o Valenciano, o Melgacense, o Maria da Fonte e o Limianos, no fim-de-semana passado, por 2-0. Neste momento, e graças a o excelente início de temporada, afigura-se como um dos candidatos a disputar a subida nesta série.
Uma última curiosidade para o facto de, no plantel do Fão, encontrarmos dois Coentrões (serão familiares do craque benfiquista?). O mais jovem dele chama-se mesmo Fábio Coentrão e é defesa. Como estão fora da Taça de Portugal (na única derrota da época, contra o Mirandela), a próxima oportunidade para ver a equipa fangueira será em Esposende, a 24 de Outubro.
Até lá, ninguém colocará em causa o grande percurso desta jovem equipa.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os campeonatos não-profissionais

Aqui, na Sociedade Anónima Desportiva, nutro um grande interesse pelos chamados Campeonatos não-profissionais de futebol. Para milhares de pessoas em todo o país, este domingo foi dia do regresso da bola. Primeira jornada dos Campeonatos da 2ª Divisão e da 3ª Divisão, para além de uma série de competições distritais (mas aos distritais chegaremos mais tarde).
O nosso destaque desta semana vai para a Zona Sul da 2ª Divisão. À partida, cinco candidatos ao primeiro lugar. Atlético de Reguengos, Mafra, Oriental, Atlético e Torreense. No entanto, a lógica, nestas divisões, é muita vezes uma batata, sendo de esperar algumas surpresas ao longo da competição.
A primeira delas aconteceu logo nesta primeira jornada, com o Reguengos a perder na deslocação aos Açores, 2-0 a favor do Operário. Nos restantes jogos, os favoritos mostraram a sua força, ainda que as diferenças nos resultados não tenham sido expressivas.
Destaque para o regresso do Carregado a esta categoria, depois de um ano na liga profissional. O regresso ao seu campo não lhe foi favorável, pois recebendo o Atlético, não conseguiu demonstrar os ganhos da experiência no profissionalismo, comprovando que as várias saídas no seu plantel lhe poderão ser fatais.
Nota ainda para o Farense que, jogando no mítico São Luís, disputou um dérbi regional contra o Louletano, acabando tudo a zeros.
O jogador da semana, neste campeonato, é Samarra, do Oriental. Beneficiando de um penalti no último minuto, o capitão da equipa lisboeta assumiu as responsabilidades e marcou o golo da sua equipa. Samarra, nome de família e não alcunha, jogou sempre em clubes lisboetas, enquanto sénior, tendo, na sua formação, jogado dois anos no FC Porto.
Na próxima semana não haverá jogos deste campeonato, devido à 2ª eliminatória da Taça. Para dia 26 de Setembro, as expectativas estarão no jogo da Zona Centro entre o Sporting de Espinho e o Boavista. Isto, claro está, se a equipa do Bessa conseguir inscrever-se a tempo.