quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O lançamento do SL Benfica

|Luís Cristóvão

Cada campeonato de basquetebol oferece uma inúmera quantidade de pormenores para poderem ser analisados, de forma a melhor compreendermos os resultados dele saídos. Esta semana, dedicamo-nos a analisar a estatística de lançamento do SL Benfica, para perceber de que forma o líder da LPB impõe a sua força.



Se quiséssemos tentar resumir o lançamento do SL Benfica numa só palavra, diríamos que se trata de uma equipa de lançadores perfeitos. Não tendo acesso a um shoot-chart que nos indique com maior propriedade onde cada jogador dos encarnados se destaca, não é difícil dizer que Jobey Thomas veio trazer um acréscimo de qualidade ao tiro exterior, área onde o Benfica já era bastante forte no ano passado. No entanto, o norte americano chegado de Itália apresenta uma percentagem de 55% para lá da linha de três, enquanto o seu antecessor Lacedarius Dunn se “ficava” pelos 39%. Se considerarmos todos os lançamentos dos dois jogadores, o Benfica perde um atleta muito efetivo na penetração (somava uma média de 61% no tiro interior), mas ganha 4,4% de eficácia na soma de todos os lançamentos, o que significa, também, 0,13 pontos por cada lançamento efetuado.

Com João Gomes, numa amostragem mais pequena, a revelar um enorme crescendo de qualidade no lançamento de três pontos, Fred Gentry mantém-se a um bom nível, em apenas quatro encontros, com Seth Doliboa a perder eficácia de lançamento. No entanto, a mudança de base, com Mário Fernandes a chegar para o lugar de Ricky Franklin, também significa uma melhoria no lançamento exterior, pelo que se poderá dizer, em traços largos (e, uma vez mais, com o shoot-chart isto poderia ser analisado de forma mais concreta), que o Benfica passou de ser uma equipa de penetração Dunn/Franklin, para ser uma equipa de lançamento exterior  Thomas/Fernandes.

Finalmente, no que toca à mudança de Élvis Évora por David Weaver, a equipa não acrescentou nada em termos de lançamento, sendo, no fundo, dois jogadores muito equivalentes naquilo que podem oferecer ao conjunto.

Aproveite as informações e análises da LPB na Gazeta dos Desportos para melhorar as suas apostas na Dhoze. Visite o site desta conhecida marca. 

Sem comentários:

Enviar um comentário