As surpreendentes derrotas da Física de Torres e do Guifões marcam a jornada e a classificação final da fase regular.
Nate Bowie |
A Física dependia apenas de si para conseguir garantir o segundo lugar na tabela e a vantagem na luta pela subida, mas desperdiçou a oportunidade ao adormecer cedo demais, na segunda parte do seu jogo frente ao Terceira Basket. O que tinha sido uma partida plena de equilíbrio transfigurou-se no último período, quando a equipa da casa, na prática, desistiu de lutar pelo resultado. Com erros, desconcentrações e iniciativas individuais totalmente inadequadas, os homens da Física deram todo o espaço para que a equipa terceirense conseguisse uma larga vantagem, muito graças ao grande jogo ofensivo protagonizado por Nate Bowie (36 pontos, 8 assistências). O grande beneficiado com este resultado acabou por ser o Galitos que, cumprindo o seu dever de bater o CD Póvoa em casa, acaba a fase regular em segundo lugar e parte em vantagem para tornar realidade o seu objectivo: a subida de divisão. António Pires (19 pontos, 3 assistências) esteve em excelente plano num jogo em que a equipa do Barreiro dominou do princípio ao fim.
A luta pela manutenção colhia grandes expectativas, com Algés e Maia Basket a lutarem pela vida na Proliga. O Algés, jogando em casa com o AngraBasket, não foi capaz de se salvar por si só, acabando derrotado pelos açorianos liderados por Terrence Mack (22 pontos, 9 ressaltos), ainda que Sérgio Correia (22 pontos, 14 ressaltos) tenha feito uma boa exibição. O Maia Basket fez o que estava ao seu alcance e bateu o Eléctrico, numa partida muito disputada onde André Dara (17 pontos, 8 ressaltos, 9 assistências) esteve em evidência. Mas, como já prevíamos a semana passada, a chave da manutenção estava nas mãos do Guifões que, sem objectivos nesta última jornada se deslocava até ao Seixal onde uma equipa lutava pela honra de não terminar a temporada sem ganhar qualquer jogo na competição. E a surpresa acabou por acontecer, com Daniel Machado (20 pontos, 5 assistências) a levar a equipa da Margem Sul a uma vitória que acaba por penalizar o Maia Basket com a descida à CNB1.
Destaque final para a exibição de Carlos Fechas (19 pontos, 6 assistências) na vitória do Barcelos sobre o Sangalhos. Agora, começam os playoffs, com os primeiros jogos a realizarem-se no dia 22 de Abril.
Resultados da Jornada 22
Maia Basket – Eléctrico 58-56
BC Barcelos – Sangalhos 73-62
Galitos – CD Póvoa 71-66
Algés – Angra Basket 63-73
Física de Torres – Terceira Basket 79-92
Seixal – Guifões 83-80
Jogos do Playoff – 1ª Ronda
Barcelos – Eléctrico
Galitos – CD Póvoa
AngraBasket – Terceira Basket
Física de Torres - Sangalhos
Descem à CNB1:
Maia Basket e Seixal
Sem comentários:
Enviar um comentário