quarta-feira, 24 de abril de 2013

B.Dortmund vs Real Madrid: O 3ºround de um duelo épico


|Francisco Pinho Sousa


Depois de 2 confrontos brilhantes na fase de grupos, Borussia Dortmund e Real Madrid voltam a encontrar-se na Liga dos Campeões, desta feita numa fase mais adiantada da competição. Estamos nas meias-finais, aquele ponto da prova em que qualquer equipa pode assumir, de forma legítima, uma candidatura à conquista do ceptro europeu. O Real Madrid pode ser considerado favorito para este encontro, embora o registo desta temporada nos confrontos contra os alemães não seja o melhor…

Em Dortmund, o Borussia ganhou 2-1. Em Madrid, empate a 2, garantido na compensação num livre de Ozil. O denominador comum desses encontros foi mesmo o maior domínio madrileno. Klopp procurou abdicar da bola, uma espécie de acto contra-natura, pelo menos tendo em conta o que costuma fazer na maioria dos jogos. Correu-lhe bem a estratégia, porque raras vezes a equipa se desequilibrou atrás e porque foi extremamente incisiva na frente.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Bayern-Barça: Os melhores do ano vs os melhores do mundo

|Francisco Pinho Sousa




Passo a explicar o título, antes de mais: creio que existirão poucas dúvidas de que este Bayern está a ser a melhor equipa europeia da época 2012/2013. Absolutamente avassaladora em todas as competições. Por outro lado, aparecem os melhores do mundo, profetas de uma doutrina de futebol belíssima e consagrados nos últimos 5 anos, tanto ao nível de clube como de selecções. A proposta futebolística não poderia ser mais apelativa…

Hoje defrontam-se dois clubes que, além de serem autênticos baluartes das regiões em que se encontram situados, são seguidos por milhões de fãs e que fazem com que esta meia-final de Liga dos Campeões seja um momento absolutamente global e com um impacto financeiro brutal. Bayern e Barcelona podem-se gabar disto tudo e da sua qualidade assombrosa, do seu futebol de posse, com muita qualidade e dinamismo, sobretudo do meio-campo para a frente.

Do lado bávaro, podemos esperar, seguramente, uma equipa menos mandona e mais controladora, mais disciplinada do ponto de vista táctico e tentando aproveitar os espaços que o Barça deixa em termos defensivos. Para isso, conta com uma ala esquerda veloz, dinâmica e tecnicista, constituída por uma locomotiva humana (Alaba) e um mago francês de origem magrebe (Ribéry). É sobretudo neste dinamismo constante e nas permutas posicionais que assenta o futebol ofensivo do Bayern.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ross Barkley (Everton)

Observatório de Talentos

|Francisco Pinho Sousa



Uma das promessas mais recentes do futebol inglês. Ainda pouco falado, é certo, mas prevejo que não demore muito até que venha a ser capa de jornal. Barkley, 19 anos, passou a primeira metade da época emprestado ao secundário Sheffield Wednesday, onde apontou 4 golos em 13 jogos no Championship. Entretanto, foi emprestado ao Leeds (só jogou por quatro vezes), tem sido devolvido à procedência em Fevereiro. Uma autêntica aventura a época deste internacional sub-19 inglês. Pode jogar como médio-ofensivo (central ou na direita) ou como médio-centro. É na posição central do meio-campo ofensivo que ele, de facto, se parece sentir mais confortável. É um jogador virtuoso, com boa técnica, capaz de encontrar boas linhas de passe e de usar o seu pé direito para alvejar a baliza contrária. Ainda lhe falta ganhar constância de jogo e precisa de aumentar a intensidade e o poder físico para se impor em definitivo na Premier League. Não tenho dúvidas de que, quando o conseguir, será um jogador muito interessante de seguir e quiçá titular da selecção principal de Inglaterra.

domingo, 21 de abril de 2013

Alper Potuk (Eskisehirspor)

Observatório de Talentos

|Francisco Pinho Sousa



Internacional A turco, de 22 anos, é, sem margem para dúvidas, um dos jogadores mais interessantes da Superlig turca, para lá dos craques que vão passeando glamour pelos relvados dos grandes clubes de Istambul. Médio-centro, capaz de jogar entre-linhas, mostra uma tendência bastante ofensiva, embora seja um jogador forte a fechar também. Carrega com a equipa às costas, transporta muito bem a bola e aparece com muito perigo na 2ª linha. Falta-lhe algo de organizador mas é um jogador disciplinado e que trabalha muito pela equipa, seja a defender ou nas transições para o ataque. É ágil e tem qualidade nas acções, seja no passe ou na finalização. Recentemente foi titular no encontro de apuramento frente à Hungria e mostrou que pode aparecer mais vezes no “onze” da selecção nacional. A temporada tem-lhe corrido particularmente bem: 6 assistências e 4 golos em 37 jogos. Promete...

sábado, 20 de abril de 2013

Pawel Wszolek (Polónia Varsóvia)

Observatório de Talentos

|Francisco Pinho Sousa



Um dos jogadores mais interessantes do pouco falado campeonato polaco. Pawel Wszolek, 20 anos, é um destro de créditos firmados, jogador que actua na ala direita, embora também possa ser utilizado na esquerda. Tem 1,86m, boa compleição física, é forte e poderoso, embora não seja um jogador muito veloz. Tem qualidade de passe e cruza bastante desde o corredor (já leva 7 assistências na Liga), mostrando ainda capacidade de chegar à área para finalizar. Excelente a bater bolas paradas, com o seu excepcional pé direito, não é, porém, um jogador demasiado técnico, revelando algumas dificuldades em alguns lances de um-para-um. Vai alternando entre a selecção A (4 jogos, um deles no apuramento para o Mundial, frente à Inglaterra) e a selecção sub-21. Tem um indiscutível potencial, porém precisa de melhorar em termos técnicos e aumentar, por vezes, a velocidade nas suas acções.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ricardo Rodriguez (Wolfsburgo)

Observarório de Talentos

|Francisco Pinho Sousa



Um dos laterais-esquerdos mais promissores da Europa. Internacional suíço de origem espanhola, Ricardo Rodriguez tem sido regularmente utilizado na campanha de apuramento para o Mundial 2014 (5 jogos realizados). Para já, em termos de Bundesliga, tem-se destacado no capítulo das assistências (5 em 19 jogos). Nem sempre foi opção regular ao longo da época mas, ainda assim, é claramente o jogador com maior margem de progressão do plantel. Sobe bem em apoio, transporta bem a bola de pé esquerdo, o mesmo com que cruza, bate bolas paradas e até tenta remates. Tem um bom jogo aéreo embora não seja muito alto. A defender é aguerrido e compenetrado nas marcações, embora vá deixando alguns espaços nas costas, sobretudo quando adianta. Se tiver pela frente jogadores velozes, sente ainda alguns problemas, embora encare a tarefa com coragem e garra. Fala-se que tubarões como PSG, Chelsea, Milan ou Fiorentina já estão no seu encalço. Aos 20 anos, tem tudo para ser craque numa posição onde não é fácil grandes referências actualmente…

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mohamed Salah (Basileia)

Observatório de Talentos

|Francisco Pinho Sousa



Foi indiscutivelmente uma das figuras das últimas 2 semanas. O jovem prodígio egípcio do Basileia foi um dos principais responsáveis pela proeza do clube suíço nos quartos-de-final da Liga Europa. Aos 20 anos, este avançado formado nos egípcios do Arab Contractors vai mostrando qualidades muito interessantes para a idade: bastante veloz, é fortíssimo no um-para-um e dá imensa profundidade, preferencialmente no lado direito do ataque. Assou-Ekotto e Naughton passaram, literalmente, um tormento no duplo compromisso europeu frente ao Tottenham. O seu arranque, a maneira como demonstra enorme agilidade a fugir dos adversários e a apetência que revela pela baliza contrária podem-no tornar num caso sério no futebol europeu. Actua preferencialmente como extremo, do lado direito, embora possa jogar também como avançado-centro em 4x4x2. Apesar de todo o talento e velocidade, precisa em certas situações de refrear um pouco os ânimos e ter mais cabeça na hora da decisão. Ainda assim, leva impressionante registo esta temporada, em todas as competições: 10 assistências e 9 golos em 38 jogos disputados. Bem trabalhado, será um jogador top.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Física v Benfica: foi assim!



Resumo do Física, 56 v Benfica, 70
Jornada 20 da Liga Portuguesa de Basquetebol

Emissão Física TV
Comentários: Luís Cristóvão

Real Madrid v Galatasaray: A Décima terá de passar pelo crivo do Imperador

|Francisco Pinho Sousa



Há jogos que são diferentes porque trazem agarrados a si uma certa carga simbólica. Muitas vezes nem está relacionada com os jogadores, mas sim com os treinadores. O Real Madrid-Galatasaray de hoje é o exemplo perfeito desse simbolismo. Frente-a-frente estarão dois mestres da modalidade: José Mourinho e Fatih Terim. O mundo habituou-se a admirar estes dois treinadores pela sua dedicação ao jogo, pelo sucesso das suas ideias e, sobretudo, pelas suas personalidades fortes. 

Neste caso, apesar do misticismo de ambos os técnicos, podemos quase falar de um confronto entre David e Golias, sobretudo na dimensão histórica e financeira de ambas as equipas. É certo que esta vai ser uma eliminatória muito complicada para o Real Madrid, mas os merengues não deixam de ser totalmente favoritos. Até porque o desejo de vencer a mítica Décima continua a criar enorme ilusão no seio do madridismo. Esta é uma eliminatória que o Real Madrid jamais poderá perder…

terça-feira, 2 de abril de 2013

Paris e Munique , capitais da Europa por uma noite


|Francisco Pinho Sousa



Paris SG-Barcelona

Passaram quase 16 anos desde aquele mítico fim de tarde numa Banheira de Roterdão apinhada de entusiastas do desporto-rei. Frente-a-frente estavam o Paris Saint-Germain e o Barcelona. Jogava-se então a final da malograda Taça dos Vencedores das Taças (vulgo Taça das Taças). Do lado francês, craques como Raí, Leonardo ou Le Guen. A oposição catalã não era menos forte e continha estrelas como Figo, Ronaldo, Guardiola, Luis Enrique ou Popescu. Esperava-se à época uma grande final. O jogo foi bem disputado. Os parisienses entraram forte mas os catalães responderam à altura do desafio. No 37º minuto do encontro, o Fenómeno Ronaldo sofreu e converteu a grande penalidade decisiva, que valeu a 4ª (e última) Taça das Taças aos blaugrana.