terça-feira, 12 de novembro de 2013

Benfica tropeça em Guimarães

|Luís F. Cristóvão

À terceira jornada da LPB, o Benfica, grande favorito a repetir o título nacional, perdeu no pavilhão do Vitória de Guimarães, que lidera isolado a competição. A Ovarense Dolce Vita, outro dos candidatos, foi também surpreendida, mas em casa, pelo Galitos Tley.



O Vitória de Guimarães tem sido um dos adversários mais complicados para o Benfica, nos últimos anos, e este fim-de-semana voltou a bater o prognóstico da Dhoze, Apostas Desportivas, para ganhar por 80-70. Foi uma vitória sem qualquer tipo de discussão, já que os vimaranenses foram superiores durante os três primeiros períodos, bastando-lhes gerir a vantagem no período final. Pedro Pinto pode bem ser considerado o homem do jogo, tendo somado 26 pontos e seis assistências. Em bom plano estiveram ainda João Balseiro, com 18 pontos, e Anthony Meier, com 15 pontos e seis ressaltos, apesar das cinco perdas de bola acumuladas. Do lado encarnado, destaque para a péssima prestação a partir da linha de três pontos, com Mário Fernandes a ser o jogador com melhor prestação global, ao somar 20 pontos. O Benfica não contou com Carlos Andrade, Fred Gentry, Diogo Carreira e Carlos Ferreirinho, tendo o jovem Ricardo Rosa voltado a somar minutos na rotação de Carlos Lisboa.

Em Ovar, o Galitos Tley somou a sua segunda vitória da temporada, por 68-65, alcançando uma surpresa talvez ainda maior do que a verificada em Guimarães. Miguel Minhava voltou a demonstrar que mantém as suas qualidades intactas, com oito pontos, 10 assistências e 13 ressaltos. A dupla de norte-americanos do conjunto barreirense esteve, também, em destaque, com Quinton Doggett a somar 14 pontos e nove ressaltos e Andrew Bachanov com 19 pontos e também nove ressaltos.

O CAB Madeira conseguiu a sua primeira vitória da temporada por 60-57, batendo o Maia Basket. Sem ter Jorge Coelho disponível, Aaron Anderson assumiu responsabilidades, com 21 pontos e 16 ressaltos, com Fábio Lima a somar 11 pontos e a destacar-se como o segundo elemento mais produtivo. Na equipa da casa, Nuno Marçal voltou a ser o melhor jogador, com 23 pontos e 13 ressaltos. A Ovarense, que era dada como favorita pela Dhoze, teve em Miguel Miranda, com 21 pontos, o seu jogador mais produtivo.

Nos restantes jogos da jornada, o Sampaense bateu a Académica por 70-57, com Chris Dowe e Jovonni Shuller a somarem 15 pontos cada um, perante Rui Mota que alcançou 20. A UD Oliveirense venceu, em casa, o Barcelos Hotel Terço por 61-58. Aaron Fuller, com 22 pontos e oito ressaltos, foi o MVP do jogo, com os barcelenses Marko Loncovic (23 pts, 13 res) e Matthew Adekponya (10 pts, 11 res) a somarem duplos-duplos. O Lusitânia perdeu em casa para o Algés por 53-63, com João Santos a brilhar com 21 pontos e 10 ressaltos, enquanto Jaime Smith marcou 14 pontos e terminou como melhor marcador dos açorianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário