terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sampaense volta a dizer presente

|Luís F. Cristóvão

Na segunda jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, o Sampaense voltou a dizer presente, destacando-se com uma vitória frente ao CAB Madeira por 88-81. A equipa de João Freitas começa a temporada longe da sua melhor forma, apesar de ter disputado até ao final os encontros disputados. Noutros encontros, destaque para as vitórias da Oliveirense e Galitos - Tley frente à Ovarense e Algés.



O Sampaense começou o jogo a dominar, na Madeira, distanciando-se do CAB logo no período inicial, mas a boa reação da equipa da casa no 3º período chegou a fazer pensar que o resultado mais esperado, a vitória do CAB, seria alcançado. No entanto, o conjunto de José Calabote foi capaz de voltar a pegar na partida, terminando com uma vitória por 88-81 que relança a sua equipa na tabela da LPB. Para o CAB Madeira, a segunda derrota apenas demonstra que haverá muito trabalho a fazer para que o atual conjunto de jogadores possa competir ao nível que o CAB nos habituou. Chris Dowe, com 28 pontos e 3 assistências, foi o homem do jogo, com Eki Viana a estar em grande plano com 18 pontos e 8 ressaltos. Na equipa da casa, destaque para Ricky Franklin, com 25 pontos e 8 assistências.


Grande jogo de basquetebol em Oliveira de Azeméis, com a Oliveirense a bater o prognóstico da Dhoze e a conseguir vencer a partida frente a um dos candidatos ao Top 4 da Liga, a Ovarense. O resultado final, 72-70, marcou bem o equilíbrio registado entre as duas equipas. Apesar do bom início de jogo, o conjunto vareiro voltou a deixar-se ultrapassar pelo seu adversário no decorrer do segundo período, um pouco à imagem do que se havia passado na semana anterior. À equipa de Carlos Pinto parece faltar alguma resistência para aguentar o nível na rotação, onde terá algumas lacunas no jogo interior. Ainda assim, no derradeiro período, a Ovarense voltou a reagir, conseguindo empatar a partida a 65, com menos de 3 minutos para jogar, depois de um triplo de Cristóvão Cordeiro. A resistência dos homens de Rui Alves nesses minutos finais acabou por ser decisiva para segurar a vitória. Aaron Fuller (19 pontos, 14 ressaltos) e João Soares (22 pontos, 10 ressaltos) somaram duplos-duplos essenciais para a Oliveirense, enquanto Miguel Miranda, com 12 pontos e 9 ressaltos foi o jogador mais forte da Ovarense.

Num jogo que se esperava bastante equilibrado, o Galitos Tley deu um passo claro para escapar ao último lugar onde terminou a temporada passada ao vencer, em Algés, por 73-67. O conjunto barreirense entrou fortíssimo no jogo, beneficiando de exibições de qualidade de Miguel Minhava, com 14 pontos, 9 assistências e 7 ressaltos, e do norte-americano Andrew Bachanov, com 16 pontos e 5 ressaltos. O outro estrangeiro do Galitos, Quinton Doggett, teve um papel importante no resultado, com 14 pontos e 8 ressaltos, mas a quantidade de lançamentos desperdiçados tornam-no, ainda, uma peça a precisar de melhoria neste conjunto. O Algés voltou a mostrar uma imagem de equipa unida e onde todos contribuem bastante para o coletivo, tendo cinco jogadores a terminar com duplos dígitos nos pontos marcados. As falhas no período inicial e o número de turnovers acabou por ser fundamental para assinalar a sua derrota.

Nos restantes encontros, os prognósticos da Dhoze estiveram bem apurados. O Benfica dominou a Lusitânia por 105-75, com os 27 pontos de Jobey Thomas a merecerem destaque frente às boas exibições de Jaime Smith e Augusto Sobrinho. A Académica estreou-se com um dos plantéis mais jovens da competição e perdeu, em casa, por 70-98 com o Vitória de Guimarães. Os 30 pontos de Fernando Sousa serviram para retardar o resultado esperado, perante uma equipa minhota que teve em José Silva, com 29 pontos, a sua principal referência ofensiva. O Barcelos bateu o Maia Basket por 75-70, com Marko Lonkovic a somar um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), enquanto do lado maiato Nuno Marçal fez uma das exibições da semana, com 28 pontos e 10 ressaltos.

Sem comentários:

Enviar um comentário