terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mancha negra na LPB

|Luís F. Cristóvão

O fim-de-semana do basquetebol nacional ficou marcado pela falta de comparência da Académica à partida frente ao Oliveirense, devido a problemas financeiros da secção. Na vertente competitiva, Vitória de Guimarães e Benfica são agora líderes isolados, depois do Galitos Tley ter perdido na casa do primeiro.



Uma falta de comparência, sem qualquer aviso prévio que não um telefonema a não dar certezas sobre a ocorrência, assim aconteceu com a Académica, este fim-de-semana. A Oliveirense acabou por somar uma vitória simbólica, por 20-0, pairando agora a incerteza sobre a continuidade da equipa de Coimbra em prova. Para evitar mais castigos, os Estudantes marcaram presença no jogo da Taça de Portugal, disputado, no domingo, frente ao Desportivo de Leça, mas aguardam-se ainda desenvolvimentos sobre a situação da equipa.

Mas olhemos para o desporto, que é o que interessa neste artigo. O jogo da jornada colocava, frente a frente, Vitória de Guimarães e Galitos Tley, dois dos líderes da prova. A equipa barreirense ainda entrou melhor na partida, vencendo o primeiro período, mas a maior qualidade dos vimaranenses acabou por vir ao de cima, vencendo a partida por 81-61. Anthony Meier, com 25 pontos, José Silva, com 20 pontos,  e Pedro Pinto, com 13 assistências, foram as figuras da equipa da casa, enquanto Miguel Minhava e Andrew Bachanov, ambos com 15 pontos, estiveram em destaque na equipa forasteira.

O Benfica mantém-se na frente depois de uma vitória fácil no pavilhão do Maia Basket, por 82-55. Jobey Thomas, com 6 em 7 nos lançamentos triplos e um total de 24 pontos, voltou a ser peça central da equipa encarnada, perante os maiatos, que foram sempre incapazes de se mostrar competitivos perante o campeão. Paulo Diamantino, com 14 pontos e 6 ressaltos, foi o jogador em maior destaque na equipa da casa.

A grande surpresa da jornada acabou por acontecer em Ovar, com a Ovarense Dolce Vita a ficar, uma vez mais, aquém do prognosticado pelas apostas da Dhoze. Desta vez foi o Lusitânia Expert quem conseguiu ultrapassar os vareiros, vencendo por 69-66. Num jogo marcado por intenso equilíbrio, e empatado a menos de dois minutos do final, os açorianos foram mais sólidos, com James Smith a somar 23 pontos e Zane Campbell a terminar com 18 pontos e 8 ressaltos. Na equipa da casa, dois duplo-duplos não foram suficientes. Sergi Coll somou 22 pontos e 10 ressaltos, enquanto Miguel Miranda adicionou 15 pontos e 12 ressaltos à sua equipa.

O CAB Madeira vai marcando a sua recuperação, tendo somado mais uma vitória, por 95-70, em Barcelos. Fábio Lima, com 24 pontos e 16 ressaltos, conseguiu a melhor exibição da semana, perante Marko Loncovic, que também somou um duplo-duplo, com 17 pontos e 15 ressaltos. O Sampaense conseguiu reagir aos problemas físicos que afetavam a sua equipa, batendo o Algés por 89-67. Joel Almeida (20 pontos, 14 ressaltos), Jovonni Shuller (18 pontos) e Eki Viana (10 pontos, 10 ressaltos) estiveram em destaque, enquanto Rui Quintino, com 14 pontos, foi o melhor marcador do Algés.


Sem comentários:

Enviar um comentário