sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quem vai para a pausa na frente?


SC Braga, FC Porto e Benfica jogam, este fim de semana, pela oportunidade de irem para a pausa da Liga Portuguesa isolados na classificação. Mas no último dia de mercado, a incerteza reina nos diversos plantéis.

O Porto viaja até Olhão mantendo-se a dúvida sobre que jogadores estarão disponíveis para Vítor Pereira montar o seu onze. Hulk, João Moutinho e Rolando são os três nomes que estarão ainda em negociações, podendo dar-se o caso de saírem até ao final do dia. O Olhanense parece ter fechado o seu plantel com as chegadas de Bracalli e Evandro Brandão, não sendo de esperar que algum deles se estreie já amanhã. Em qualquer caso, os portistas são os favoritos a alcançar a vitória, num jogo que será disputado no Estádio do Algarve devido às más condições do relvado de Olhão.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

De Setúbal à Juventus


Luís Cristóvão revisita o caminho percorrido por Rubens Moedim, conhecido por Rubinho, do Vitória de Setúbal até ao atual campeão italiano, a Juventus.

Corria a época de 2005/06 quando, numa novela que incluiu peripécias num aeroporto, Marcello Moretto assinou pelo Sport Lisboa e Benfica. Depois de meia-época brilhante, o guarda-redes brasileiro fazia uma pequena viagem da Margem Sul para a capital, deixando em aberto o lugar de titular na baliza do Vitória. Para o seu lugar chegou um jovem brasileiro, que por cá fez a sua estreia europeia.

E agora, Mourinho?


O Real Madrid apresenta um empate e duas derrotas em jogos oficiais, nesta temporada. Hoje defronta o Barcelona na 2ª mão da Supertaça Espanhola e, para além da vitória, há um troféu para conquistar.

Grande Braga


O SC Braga conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, batendo o Udinese na marca das grandes penalidades. Sobretudo durante a segunda parte, foi possível perceber o que José Peseiro pode oferecer a esta equipa.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Acreditar não chega, Sá Pinto


O discurso do treinador do Sporting, Ricardo Sá Pinto, está recheado da palavra “acreditar”. Mas, pelo que a equipa demonstrou no Estádio de Alvalade, ontem, acreditar não chega.

O onze apresentado para defrontar o Rio Ave cometia alguns dos mesmos erros do ano passado (como manter os extremos muito afastados do ponta-de-lança ou não recorrer a um verdadeiro número 10), juntando-lhes uma nova tendência (utilizar dois médios recuados frente a uma adversário que se fecha em redor da sua área) que parecia não prometer nada de bom.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Critérios de amarelo para vermelho


Este fim de semana voltou a ser tema aquilo que são os critérios de arbitragem. Em dois jogos realizados no mesmo dia, os critérios para expulsar um jogador originaram críticas.

O primeiro caso ocorreu no Arouca – Oliveirense, da Segunda Liga. Idris, levantou a perna para chegar à bola, tendo atingido o adversário, João Pedro, que se encontrava nas suas costas. Jogo perigoso que o árbitro leu como agressão.

Foi assim que aconteceu (2)


A derrota do Real Madrid, mais um empate do Paris SG e os grandes a mostrarem a sua força na Liga Portuguesa. Foi assim que aconteceu, este fim de semana.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

À procura da primeira vitória


Depois de uma jornada dominada pelos empates, 14 das 16 equipas da Liga Portuguesa jogam para alcançar a sua primeira vitória. Olhanense e Marítimo têm a oportunidade de se manterem isolados na liderança.

A primeira jornada quis muito pouco com vitórias, uma tendência que a maioria das equipas quererá combater já este fim de semana. A partida de abertura joga-se esta noite, em Coimbra, onde a Académica recebe um dos líderes, o Olhanense. Os estudantes conseguiram uma fabulosa recuperação em Aveiro, transformando 0-3 num empate, e chegam como favoritos frente a uma equipa que, ainda em fase de construção, conseguiu bater o Estoril em sua casa.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Foi assim que aconteceu


Primeira jornada em Portugal, Inglaterra e Espanha, segunda jornada na Liga Francesa, os empates e as surpresas multiplicaram-se pelos relvados europeus. Foi assim que aconteceu é uma crónica semanal que passa em revista os acontecimentos dos principais campeonatos de futebol.

domingo, 19 de agosto de 2012

Qual era a ideia de Vítor Pereira?


O FC Porto iniciou a Liga Zon Sagres com um empate a zero em Barcelos, um estádio onde Vítor Pereira soma agora duas temporadas sem vencer. Mas o que fica na retina de quem viu este jogo foi uma equipa portista com dificuldades para sair do modo pré-temporada. Se há um culpado disso, está sentado no banco e chama-se Vítor Pereira.

sábado, 18 de agosto de 2012

Uma questão de cenário


Sou um fã da Segunda Liga. Trata-se de um campeonato com muitos resultados imprevistos, onde todos os anos aparecem novos jogadores e onde as equipas costumam ser bem trabalhadas, com menos prisões táticas do que aquilo que se vê na segunda metade da Liga Zon Sagres.

Futebol de Praia?


O primeiro jogo da Liga Zon Sagres realizou-se na praia. O Olhanense, mesmo sendo algarvio, tentou evitá-lo, propondo à Liga Portuguesa de Futebol Profissional a mudança da partida para o Estádio do Algarve. Mas a instituição liderada por Mário Figueiredo decidiu em sentido contrário, algo incompreensível, tendo em conta o estado do relvado do Estádio José Arcanjo.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Antevisão da Primeira Liga – II


Conheça hoje o que espera os primeiros oito classificados do ano passado. Quem lutará pelo título, quem sonhará com a Europa e quem cairá na segunda metade da tabela? Fique a saber tudo na segunda parte da Antevisão da Primeira Liga Falamos Futebol.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Antevisão da Primeira Liga – I


A apenas um dia do início da Primeira Liga, o Falamos Futebol dividiu os dezasseis participantes em dois grupos para revelar o que se pode esperar de cada uma das equipas. Hoje começa pelos classificados abaixo do 9º lugar na temporada passada.

Tendo terminado em 9º lugar no seu regresso à Liga principal, o Gil Vicente continua a crescer em ambição no futebol português. O plantel poderá ter perdido a sua principal estrela, Hugo Vieira, que ainda assim poderá regressar por empréstimo. Na sua estrutura, mantém-se pedras base como o guardião Adriano e o central Cláudio, com grandes expectativas para saber o que poderá fazer César Peixoto. O mais provável será voltar a ver o Gil Vicente terminar a meio da tabela, com a possibilidade de surpreender numa das Taças, tal como fez na Taça da Liga em 2012.

Sub-20 Fem: Experiência entre as melhores


A Seleção Nacional de Sub-20 Femininos estreia-se hoje no Campeonato Europeu – Divisão A, na expectativa de conseguir segurar um lugar entre as melhores equipas da Europa.

Para as portuguesas, que no ano passado conseguiram a promoção, a missão será difícil. Na equipa treinada por Eugénio Rodrigues regressam quatro atletas que conseguiram o feito em 2011, Daniela Domingues, Inês Faustino, Maria Andrade e Filipa Bernardeco. A elas juntam-se Vitória Pacheco e Brigitta Cismasiu (nascidas em 92), Paula Couto, Inês Pinto, Joana Jesus e Jessica Almeida (nascidas em 93), Joana Soeiro e Laura Ferreira (nascidas em 95).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Três coisas a reter da pré-temporada


FC Porto, Benfica e Sporting ultimam os preparativos para a sua estreia na Liga Portuguesa, já no próximo fim de semana. Da pré-temporada dos três grandes, escolhemos o que há de mais importante a reter para o que se segue.

EUA conquistam o ouro


As norte-americanas sagraram-se campeãs, vencendo a França por 86-50, enquanto a Austrália garantiu o Bronze ao bater a Rússia por 83-74.

Faltou alguma emoção a uma final onde os Estados Unidos provaram a sua enorme superioridade, frente a uma França que esteve longe do seu melhor neste Torneio Olímpico, não conseguindo ir além do primeiro período na luta pelo resultado.

Leia o artigo completo no Planeta Basket.

Portugal tastes silver in Canoe Sprint!


Fernando Pimenta and Emanuel Silva end wait for a medal in London

These weeks of the Olympics can be compared to a special course the world attends every four years. The objective? To get emotional while watching sports we really don’t understand. For the Portuguese, it happened with the Canoe Sprint, or the Kayak K2 1000 metres event, to be precise.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

As melhores jogam a final

Estados Unidos e França disputarão a medalha de ouro no Torneio Feminino, enquanto Austrália e Rússia lutarão pelo bronze.

Leia o artigo completo no Planeta Basket.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sub-18 M – Fazer o melhor possível


Portugal inicia na próxima quinta-feira a sua participação no Campeonato Europeu de Basquetebol – Divisão B, na categoria de Sub-18 Masculinos, tendo por objetivo conseguir melhorar a classificação do ano passado.

Apesar de um forte plantel, a equipa portuguesa acabou por não ser beneficiada pelo sorteio, que nos coloca frente a equipas bem fortes, como é o caso da Bélgica, Holanda, Bósnia-Herzegovina e Geórgia.

O conjunto treinado por Carlos Seixas apresenta cinco jogadores com experiência nesta competição. André Miguens, João Grosso, José Miranda, Diogo Ventura e João Gallina trazem experiência e liderança a uma equipa onde a presença de cinco jogadores do Benfica poderá também oferecer uma dinâmica de jogo treinada ao longo da época. Para além disso, a equipa conta também com quatro atletas que participaram no ano passado no Europeu Sub-16, como João Guimarães, Diogo Gameiro, Isaías Insaly e Pedro Marques.

Salvas por Dumerc!

A França esteve à beira de ser eliminada pela Rep.Checa, mas acabou por assegurar o seu lugar nas meias-finais com Estados Unidos, Austrália e Rússia.

Leia o artigo completo no Planeta Basket

O que esperar da Segunda Liga


As estreias de seis equipas B no segundo escalão do futebol profissional português é o principal destaque de uma competição que terá, este sábado, a primeira de quarenta e duas jornadas para se descobrir quem sobe à Primeira Liga. Fique a saber o que podemos esperar da Segunda Liga.

A grande curiosidade centra-se no que poderão fazer as equipas B neste escalão. Entre os três grandes, abordagens ligeiramente diferentes deixam antever diferentes futuros. No Porto B, ao leque de jogadores oriundos dos juniores e de empréstimos, juntam-se as contratações de Igor Stefanovic, guarda-redes com experiência nesta Liga, vindo do Santa Clara, e José António, que depois de um ano sem jogar, arrisca-se a ser, aos 35 anos, o mais veterano de todos os jogadores utilizados em equipas B. No Sporting, a opção passou por conjugar as promessas da Academia com apostas em novos mercados comerciais, com a chegada do indiano Sunil Chhetri e do chinês Ruan Yang. A surpresa desta equipa poderá ser o brasileiro Lucas Patinho, chegado do Fluminense. Já o Benfica fez várias contratações para fortalecer uma equipa que terá em Djaniny, se ele se mantiver na Luz, a sua principal referência atacante. Em destaque, estará ainda um produto da casa, Miguel Rosa, que depois de dois anos em grande destaque com a camisola do Belenenses, capitaneará a equipa B encarnada.

domingo, 5 de agosto de 2012

A importância de um afundanço

Elizabeth Cambage escreveu a história do basquetebol feminino com o primeiro afundanço de sempre num Torneio Olímpico e tudo o resto passou para segundo plano.

Leia o artigo completo no Planeta Basket.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Provas de força

Ao terceiro dia, os Estados Unidos, a China, a França e a Rússia continuam sem derrotas, tornando-se os mais fortes candidatos a chegar a uma medalha.

Leia o artigo completo no Planeta Basket.

Primeiros portugueses na Liga Europa


O Marítimo marca a estreia das equipas portuguesas na Liga Europa 2012/13 em jogo a contar para a 3ª pré-eliminatória. Os gregos do Asteras Tripolis são o seu primeiro adversário.

A equipa grega tem pouco historial a este nível, até porque há apenas oito anos atrás, se encontrava ainda nos escalões mais baixos do seu país. Mas com um crescimento notável, o Asteras tornou-se num nome familiar para os portugueses, tendo já sido treinado por Carlos Carvalhal a Horácio Gonçalves, para além de ter sido representado por diversos jogadores portugueses. Neste momento, a aposta passa por um conjunto de jogadores espanhóis e argentinos que compõem a base da equipa.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

JO – Quase tudo em aberto


Última jornada do Torneio Olímpico Masculino e ainda há muito por decidir sobre quem passará à fase seguinte e em que posições. Preparem as máquinas de calcular.

No Grupo A, tudo pode acontecer, numa jornada em que Senegal, Grã-Bretanha e Uruguai partem com legítimas aspirações de apuramento. Para o Senegal, um empate será suficiente para assegurar o lugar nos quartos, jogando frente aos Emirados Árabes Unidos, que já estão afastados desta corrida. No que poderá ser o jogo grande do dia, Grã-Bretanha e Uruguai disputam a outra vaga. Para os britânicos, o empate também será suficiente, ainda que a vitória dê mais garantias de passar no primeiro lugar. Esperar-se-ia mais dos uruguaios, com as suas estrelas, ainda que uma vitória hoje lhes assegure o sucesso, algo que aconteceria ás expensas do país organizador – logo, uma enorme surpresa poderá marcar este grupo.