Ricardo Ribeiro |
A época começou no início do mês, para as equipas de Sub-18, Sub-16 e Sub-14 Masculinos, nas competições distritais de Lisboa.
A conversa com o treinador, licenciado em Educação Física, com especialização em Basquetebol, tocou a sua carreira como jogador e treinador, juntamente com os objectivos do projecto que agora lidera.
Como escolheste o basquetebol como actividade desportiva na adolescência?
Comecei a jogar com 11 anos na A.E Física de Torres Vedras, através do meu professor de Educação Física Luís Seco, gostando desde logo desta fantástica modalidade. Experimentei ainda outros desportos em Torres Vedras mas nenhum me seduziu como o Basquetebol.
Como se deu a transição de praticante para treinador, ainda tão jovem?
Tiveste experiências na Física e na Malveira como treinador de formação. O que aprendeste nesse percurso?
Como surgiu o convite para ingressares no Belenenses?
A minha vida pessoal alterou-se e estando a viver em Lisboa estava a ser muito complicado dedicar o tempo que é necessário para um bom trabalho e decidi com muita pena minha abandonar o clube do meu coração. As minhas principais motivações derivam do facto do CF “Os Belenenses” ser um clube com história e tradição. Foi-me proposto um projecto ambicioso para dinamizar e reorganizar a secção de basquetebol. Sendo a única modalidade do clube que funciona de forma autónoma, garante-nos alguma estabilidade. Será, no fundo, um começar do zero. Outra motivação é, sem dúvida, o gosto pela modalidade e o desejo de experimentar um novo desafio. Gostaria também de agradecer à Física de Torres Vedras por tudo o que me proporcionou nestes anos em que tive o privilégio de lá trabalhar.
Sendo o Belenenses um clube histórico, tem andado arredado das competições de séniores e descurado a formação. Quais são os teus objectivos no imediato?
Primeiramente, vamos reestruturar a Escola de Basquetebol e formar um corpo técnico de qualidade. Procuraremos, como principal objectivo, dinamizar a captação de atletas, aumentando o seu número, principalmente em minibasket e sub13. As principais estratégias são a implementação do projecto “O basquetebol vai à Escola” nas escolas da Ajuda/Belém/Restelo e a divulgação da Escola de Basquetebol. Procuraremos criar novas actividades na Escola de Basquetebol e também uma aproximação às outras modalidades do CF “OS Belenenses”, de forma a aproveitar os recursos e as experiências das diferentes pessoas envolvidas. Queremos melhorar as condições de trabalho e de treino, criar um modelo de jogo e, muito importante, envolver os pais na dinâmica da Escola.
Achas que com esse trabalho de base se poderá voltar a ver o Belenenses a ganhar títulos?
E quando achas que poderá voltar a haver basquetebol sénior no Restelo?
Sem comentários:
Enviar um comentário