sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Grande Prémio TIM de São Marino e da Riviera de Rimi

| Carolina Neto

O grande prémio deste fim-de-semana é um acontecimento cheio de emoções para os amantes das duas rodas. Todos os circuitos têm uma história e o circuito de Misano,  agora conhecido como Circuito Marco Simoncelli, não é excepção.



Os italianos são conhecidos como um dos povos mais apaixonados pelo desporto motorizado, nomeadamente o mundo motogp. E têm razões para isso: nos últimos anos, tanto Valentino Rossi, como o falecido Marco Simoncelli, levaram os italianos à loucura com os seus feitos.

Valentino Rossi é idolatrado por todos os italianos, depois de já ter conquistado sete campeonatos na categoria rainha.


Por isso mesmo, Misano é um dos circuitos mais coloridos de todo o mundial. As bancadas vestem-se de amarelo e azul, numa autêntica manifestação de apoio ao verdadeiro filho da casa: Valentino Rossi nasceu numa localidade perto do circuito.

Já Marco Simoncelli tem uma história bastante diferente da do seu compatriota e amigo, pois não conseguiu vencer qualquer título na categoria rainha. Mas, ainda assim, é unanimemente considerado como um dos mais promissores pilotos de toda a história do motociclismo, ao vencer na antiga categoria de 250cc, agora substituída pela categoria de moto2.

Super Sic, como ficou conhecido, perdeu a vida num incidente de corrida em Outubro de 2011, no circuito de Sepang. A sua imagem de marca era a agressividade em pista e a boa disposição fora dela. Qualquer amante do mundo das duas rodas adorava ver Marco Simoncelli correr, pois era um piloto que nunca desistia e que, acabou por perder a vida a fazer aquilo que mais gostava: correr em cima de uma moto, desafiar o mundo sobre duas rodas.

Este local, Misano, adquiriu desde o ano passado um importante papel na história do Motociclismo, ao ser renomeado como o Misano World Circuit Marco Simoncelli. Uma homenagem dos italianos a um dos seus pilotos mais adorados, para além de Valentino Rossi. E é aqui que, durante três dias, a adrenalina volta a disparar.

O grande prémio deste fim-de-semana tem tudo para ser um verdadeiro espectáculo. Rossi volta a casa, Jorge Lorenzo – um dos principais opositores do actual líder do campeonato, Marc Marquez, tem vencido neste circuito nos últimos anos. Já o referido Marquez venceu as últimas corridas do campeonato 2014 e, por isso mesmo, é um forte candidato à vitória no próximo domingo.

Mas, voltando a um dos protagonistas deste texto, não nos podemos esquecer de Valentino Rossi, que estará com a motivação ao máximo, pois regressa a casa e quererá fazer boa figura perante o seu público e apoiantes. E o piloto italiano já demonstrou, esta temporada, que continua vivo e sem perder qualidades.

Os motores estão ligados, as estratégias afinadas, os pneus pronto para cada curva… A bandeira de xadrez será mostrada no próximo domingo, perto das 14horas, e só aí se saberá quem ganhará este duelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário