terça-feira, 16 de setembro de 2014

O Guia da Liga dos Campeões

| João Gonçalves

Vai começar a melhor prova de clubes do mundo. São trinta e duas equipas a sonhar com grandes feitos europeus e a lutar para continuarem na prova em 2015 após o fecho da fase de grupos.



Antes da Champions League, a principal prova da UEFA era a Taça dos Clubes Campeões Europeus jogada em formato de eliminatórias directas até à final em cidade previamente indicada e onde os finalistas não podiam usar publicidade nas camisolas, imagine-se!
Havia um sistema de cabeças de série para evitar o confronto precoce dos mais cotados mas era possível vermos algumas surpresas. Equipas lendárias conseguiram vencer a prova, como o Nottingham Forest de Brian Clough, o Hamburgo de Ernst Happel, o PSV de Guus Hiddink, o Marselha de Raymond Goethals, o Aston Villa de Tony Barton, entre muitos outros. Mas também houve grandes surpresas em inesperadas caminhadas até à final, Steaua de Bucareste, Malmö, Club Brugge, Sampdoria, Saint-Étienne, Leeds United, Panathinaikos, tudo clubes que dificilmente voltarão a estar em tão alto nível.

Isto para dizer que a prova foi crescendo e a UEFA transformou a competição numa espécie de campeonato europeu com protecção total aos clubes dos países mais poderosos. Banalizaram-se os jogos entre gigantes europeus com uma fase de grupos que é uma autêntica orgia de futebol entre Setembro e Dezembro onde só por milagre os mais fortes não seguem em frente.
Uma surpresa pode acontecer em duas noites más de um favorito, como sempre aconteceu até este século em eliminatórias directas mas poucos clubes de topo têm seis noites más que os ponham fora de prova neste modelo de campeonato.
Mesmo assim têm acontecido surpresas que empolgam a Europa do futebol, recordemos os casos do APOEL de Chipre ou do Málaga de Espanha, por exemplo.

Olhando para os grupos sorteados salta à vista que só o A é composto por campeões nacionais, passou a ser normal ver clubes que não conquistam o título do seu país a lutar pelo título maior europeu. O Liverpool já não vence em Inglaterra há mais de duas décadas mas festejou mais um título europeu em 2005. E este ano está de regresso à elite europeia.
Em sentido contrário, a Europa esta época não passará por Old Traford nem por Milão, Manchester United falha as Champions pela primeira vez em 18 anos e a dupla Inter / AC Milan também ficará no sofá a ver jogar.

Como já vem sendo hábito, cada grupo apresenta dois fortes candidatos a seguir para a fase decisiva da prova e doisoutsiders, havendo algumas excepções quando a sorte dita grupos mais equilibrados com todas as equipas a lutarem pelo apuramento.

O objectivo da UEFA está cumprido, a Champions League é uma fonte de receitas incrível e proporciona grandes jogos duas vezes por semana.
Este ano Portugal tem três representantes que lutarão para passar à fase das eliminatórias ou então para um lugar na Liga Europa que é o mal menor no fim das contas no fecho de cada grupo.


Vale a pena passar por cada grupo e fazer uma previsão do comportamento dos 32 clubes nesta Champions League 2014/15.
Antes de passarmos aos grupos ficam uns aperitivos:
- Seguir os sites da TVi e Sport TV para saber onde ver os jogos na televisão

  • Atlético
  • Juventus
  • Malmö
  • Olympiacos
PASSAM
O Atlético Madrid deixou de ser uma surpresa na Liga BBVA para se afirmar como uma certeza na Europa. Esteve perto do céu em Lisboa mas deixou escapar uma vitória que parecia certa num último fôlego do Real Madrid que garantiu assim a sua 10ª Taça dos Campeões. Como já se viu esta época na Supertaça de Espanha e no derby do Bernabéu na Liga, o Atlético de Simeone é a equipa mais interessante de seguir no contexto europeu actual. Perderam Diego Costa e Courtois mas as chegadas de Moya, Oblak, Mandzukic e Griezmann devem chegar para manter o alto nível. Vão ter que medir forças com os campeões italianos na luta pelo 1º lugar e confirmar o favoritismo perante os campeões suecos e gregos.A Juventus não tem tido dificuldade em dominar o futebol italiano mas na prova maior da Europa tem sido uma desilusão. Na época passada saíram a tempo de tentarem salvar a honra na Liga Europa que tinha a final marcada para o seu estádio. O Benfica estragou-lhes a festa e ficou um sabor bem amargo no final de época apesar de novo título doméstico. Mantendo a equipa base à volta de Buffon, Chiellini, Pirlo e Tevez, a Juventus apresenta uma mudança de treinador. Chegou Allegri do AC Milan para o lugar de Antonio Conte, a sua tarefa será garantir o apuramento da Juventus que à partida parece certo.

NA LUTA
O Olympiakos venceu nove dos últimos dez campeonatos e é presença normal nesta fase da Champions. Jogar em Atenas não é fácil para ninguém e como visitante a equipa de Michel também não é simpática. Perderam o central  Manolas para a Roma mas recuperaram o avançado Mitroglou que se eclipsou em Londres e apresentam o suíço Kasami, médio defensivo também resgatado ao Fulham que irá fechar a defesa à frente de Botia e Abidal. Parece seguro que os gregos continuam na Europa por via da Liga Europa e irão tentar surpreender os dois favoritos em casa.O Malmo é o primeiro clube sueco a chegar a esta fase desde 2000 quando o Helsingborgs participou. Não se esperam grandes feitos mas o experiente treinador Hareide já conseguiu estragar os planos europeus a equipas teoricamente mais fortes como os ricos da Red Bull de Salzburg ou o Sparta de Praga, tendo começado o caminho eliminando o Ventspils. Não há segredos nos suecos, jogam em 4-4-2 e apostam tudo nos avançados Rosenberg, ex-WBA da Primier League, e Eriksson. Lutarão com os gregos para escapar ao que parece ser o seu fim, o último lugar.

  • Basel
  • Liverpool
  • Ludogorets
  • Real Madrid
PASSAM
O favoritismo do Real Madrid não merece contestação, no entanto o facto de serem os campeões em título pode tirar-lhes intensidade e o rombo deixado pelas saídas de Xabi Alonso e Di Maria podem criar os mesmos graves problemas que se notam em Espanha. O sorteio foi simpático para os merengues que podem vir a sentir dificuldades no ambiente de Anfield Road e nos confrontos com o competitivo Basileia mas nada que os tire do 1º lugar. As dúvidas devem vir na próxima fase.

O Basileia não tem a história dos rivais ingleses e espanhóis nem a mística de Anfield Road mas apresentam uma equipa consolidada e muito experiente na maior competição europeia de clubes. Agora liderados por Paulo Sousa, os suíços voltarão a apostar tudo nos seis jogos europeus deixando a questão interna para a segunda metade da época, fórmula que lhes garantiu o título nas últimas cinco temporadas e carreiras europeias dignas. Com Streller na frente, apoiado por Gashi e Gonzalez nas alas, com Xhaka e Diaz no meio, o Basileia apresenta uma formação bem equilibrada. Na baliza venderam Sommer para a Bundelisga mas o reforço Vaclik resolveu a questão. Contam com o campeão europeu Walter Samuel no plantel. Partem em vantagem em relação ao Liverpool, ausente há muito destas andanças.

NA LUTA
É claro que o Liverpool irá lutar pelo apuramento, nem os seus adeptos admitem outro cenário mas na realidade estão em desvantagem em relação aos outros dois rivais já falados. A falta de experiência nestas andanças pode ser um forte contra e as exibições a nível interno não têm convencido. Apesar do forte investimento não parece líquido que Suarez tenha sido bem compensado por Balotelli. Jogadores de qualidade não faltam para Rodgers devolver a febre europeia a Anfield Road mas a tarefa não será tão fácil como se possa pensar. Certo é que teremos embates de grande ambiente com o Real Madrid e tremenda luta com o Basileia.

O Ludogorets estava na 2ª divisão há quatro anos e atinge agora o ponto mais alto da sua história. Já garantiram um lugar na história desta edição da Champions League com a épica eliminação do Steaua de Bucareste no desempate por penaltis com o defesa Moti no lugar do expulso guarda redes. Agora os búlgaros vão aproveitar cada minuto deste conto de fadas que é jogar com gigantes da Europa e procurar uma surpresa em Sofia, casa emprestada já que o seu estádio em Razgrad só recebe 6 mil pessoas. Os portugueses Vitinha e Fábio Espinho vão viver grande aventura europeia.


  • Benfica
  • Leverkusen
  • Monaco
  • Zenit
PASSAM
O Zenit anda a investir sucessivamente nas últimas temporadas para chegar cada vez mais longe na Champions. Agora comandados por Villas-Boas, a equipa de St. Petersburg apresenta uma equipa reforçada por Shatov, vindo do Anzhi e o central Garay que se junta a Witsel, Javi Garcia, Luís Neto e Hulk, todos com experiência de Benfica ou Liga portuguesa. Com Danny como maestro e Rondon como finalizador, o Zenit apresenta argumentos de peso. Contam com o factor casa para resolver as suas contas e podem pontuar nas suas deslocações.

O Benfica apresenta alguma vantagem em relação a Bayer e Mónaco não só pelo confronto directo com os alemães que tem corrido bem à equipa de Jesus mas também pelas caminhadas europeias dos últimos anos que valem ao campeão português um lugar entre as dez melhores equipas europeias, segundo o ranking da UEFA. Se na Luz o Benfica cumprir o objectivo de ganhar os seus jogos, pode juntar pontos fora que recompensem a eliminação da época passada após somar 10 pontos!


NA LUTA
O Bayer Leverkusen é presença habitual na prova e representa o forte campeonato alemão com uma equipa recheada de talento e com alguns reforços de peso. Çalhanoglu, resgatado ao Hamburgo, tem tudo para brilhar na prova. Um ataque formado por Drmic e Kiessling, apoiado por Son, é de respeito. A ausência do capitão Rolfes será o maior problema para o treinador Roger Schmidt que tem garantido um bom começo de época. Têm tudo para conseguir o apuramento desde que não sejam surpreendidos em casa como já aconteceu na Liga Europa com a equipa de Jesus.

Quanto ao Mónaco, antes do sorteio seria um dos grandes favoritos despertando enorme interesse neste seu regresso à Champions. Mas a partida abrupta de Falcao e James fez desmoronar o encanto. A equipa de Leonardo Jardim tem sido uma desilusão em França e embora apresentem Berbatov, Bakayoko, Moutinho ou Ocampos, não parecem capazes de lutar pelo apuramento. No entanto há que contar com o Mónaco na luta pelo 3º lugar de acesso à Liga Europa num grupo muito equilibrado.


  • Anderlecht
  • Arsenal
  • Dortmund
  • Galatasaray
PASSAM
O Borussia Dortmund sofreu nos últimos dois anos com a hegemonia do Bayern mas a luta pelo poder interno ajuda a turma de Klopp a crescer e ficar mais competitiva encarando com optimismo esta fase da Champions. Já não há Lewandowski mas apresentam Immobile vindo do Torino e o regressado Kagawa que se juntam a Reus, Aubameyang ou Gundogan. Na defesa há Hummels e Weidenfeller na baliza. Estão na pole position do grupo.

Em Londres ninguém admite que o Arsenal não siga em frente na prova. Vão discutir o 1º lugar com os alemães e mostrar à Europa o poder da frente de ataque renovada com Wellbeck e Sanchez. Ozil, Arteta, Ramsey e Wilshere garantem qualidade mais do que suficiente para se imporem no grupo.


NA LUTA
Será uma luta bem interessante entre belgas e turcos pelo apuramento para a Liga Europa. O Anderlecht costuma aparecer nesta fase da Champions mas com resultados finais quase sempre embaraçosos muito por culpa das vendas de verão. Este ano a luta será a mesma, os olhos estarão no jovem avançado sérvio Mitrovic e no argentino Suarez. Em Bruxelas vão tentar impor a sua lei mas não se esperam grandes feito fora de portas.

O Galatasaray, agora liderado por Prandelli, tem como grande trunfo o ambiente da Turk Telecom Arena, estádio com capacidade para mais de 50 mil fanáticos adeptos e com alguns craques para levar muito a sério, Altintop, Sneijder, Olcan, Burak e a curiosidade em ver Bruma. Os turcos vão tentar atrapalhar as contas dos favoritos alemães e ingleses enquanto olham para a Liga Europa como um dado praticamente adquirido.


  • Bayern
  • CSKA Moskva
  • Man. City
  • Roma
PASSAM
O Bayern é favorito a ganhar o grupo assim como um dos sérios candidatos a chegar a Berlim em Maio de 2015. Garantido o poder interno, Guardiola quer reparar a triste imagem deixada na derrota da época passada com o Real Madrid. Há reforços muito importantes que podem levar os bávaros para o nível superior exigido pela Champions, Lewandowski e Xabi Alonso são mais valias incríveis que se juntam a um grupo já muito forte com vários campeões do mundo pela Alemanha. São o alvo a abater.

Em Manchester gastam-se fortunas todos os anos para manter o City no topo e os resultados têm aparecido. Pellegrini garantiu o título inglês mas agora terá de mostrar serviço na Europa. Num plantel de qualidade pornográfica com dois jogadores de elevado nível para cada posição a rotação não será um problema. Dzeko, Aguero, Nasri e Silva deverão seguir viagem na prova em 2015.


NA LUTA
A Roma anda longe da glória europeia há muito tempo mas o regresso à Liga dos Campeões é já um passo importante para recuperar o prestígio de outros tempos. A turma de Rudi Garcia fez um bom campeonato mas longe de conseguir contrariar o poderio da Juventus. Este ano reforçaram-se para novo ataque ao título e vão tentar dignificar o emblema em grandes embates com clubes de dimensão financeira superior. É sempre um prazer ver Totti ao mais alto nível, e esperar por grandes noites de Iturbe, Gervinho, De Rossi Pjanic e Strootman. Na capital italiana terão uma palavra a dizer quanto ao apuramento mas ninguém poderá cobrar mais do que a ida para a Liga Europa.

O CSKA de Moscovo tentará criar problemas na Arena Khimki tirando proveito das condições climatéricas e da qualidade do treinador Slutskiy que apostará num ataque de qualidade assinalável com Dzagoev, Tosic, Musa e Doumbia. Seria uma surpresa ver o CSKA somar pontos fora de casa e complicar as contas dos outros três clubes.


  • Ajax
  • APOEL
  • Barcelona
  • Paris
PASSAM
Impossível não pensar no apuramento tranquilo de Barcelona e PSG neste grupo.
Os catalães preparam-se para recuperar o poderio algo fugido nas últimas épocas. Messi com Neymar e Suarez, apoiados por Rakitic e Iniesta soa a pesadelo para as defesas contrárias. O facto de terem apostado em Vermaelen para o centro da defesa mais Ter Stegen para a baliza pode dar a consistência defensiva que precisavam. Se Luis Enrique acertar na fórmula temos aqui candidato à vitória na prova.

Os milionários de Paris continuam a concorrer com o Manchester City na arte de comprar à bruta. Esta época Laurent Blanc conta com David Luiz na defesa, Cabaye no meio campo que se juntam aos craques Lavezzi, Cavani, Motta, Pastore, Lucas, Marquinhos e afins. Tudo à volta do rei Ibrahimovic rumo à próxima fase da prova. Interessantes duelos com os catalães em perspectiva.


NA LUTA
O Ajax sabe que está longe de poder sonhar com novas conquistas europeias nos dias de hoje. O objectivo passa por uma presença digna e mostrar à Europa jovens valores comandados por Frank De Boer. Não terão andamento para os outros dois gigantes mas não devem ter problemas em garantir a passagem para a Liga Europa.

O APOEL está de volta à Champions. A equipa de Chipre tem surpreendido a Europa com algumas noites europeias inesquecíveis. Em Nicosia tentarão mais umas gracinhas e com jogadores bem nossos conhecidos no elenco como Nuno Morais, Vinicius, Tiago Gomes, Manduca ou Mário Sérgio.


  • Chelsea
  • Maribor
  • Schalke
  • Sporting
PASSAM
Nesta sua segunda vida no Chelsea, José Mourinho parece ir direito à conquista do título inglês e não o deve trocar por mais um sucesso europeu. No entanto é de esperar que os londrinos cheguem bem longe na prova com a qualidade de plantel que têm. Diego Costa cai como uma luva naquele ataque com Oscar, Schurrlee  Hazard, apoiados por Fabregas e Matic. Não devem falhar o primeiro lugar.

O Schalke tem garantido presença assídua na prova e com a experiência acumulada é o grande candidato a acompanhar o Chelsea na fase seguinte. O treinador Keller tem trunfos suficientes para fazer um fase de grupos tranquila, Huntelaar, Draxler, Meyer, Boateng e Howedes dispensam apresentações e o reforço Choupo-Moting garante mais qualidade no ataque.


NA LUTA
O Sporting volta à Champions League após larga ausência. Na época passada tiveram de recomeçar do zero porque não conseguiram apuramento para as provas da Europa e o 2º lugar na liga portuguesa abriu a porta da maior prova de clubes. No entanto não parece possível que Marco Silva consiga contrariar o poderio de ingleses e alemães com o plantel desequilibrado que tem. A Europa quer ver William Carvalho a confirmar as expectativas à sua volta e Nani a reencontrar o seu futebol. Em Alvalade são de esperar grandes jogos contra os dois favoritos e o apuramento para a Liga Europa é obrigatório.

O Maribor é uma das surpresas na competição este ano. Não se espera que consigam superar o último lugar mas será interessante ver a réplica que vão dar na Eslovénia. Luka Zahovic, filho de Zlatko, é uma das esperanças do clube, enquanto Marcos Tavares, brasileiro de 30 anos, é o craque na frente de ataque.


  • Athletic
  • BATE
  • Porto
  • Shakhtar Donetsk
PASSAM
O renovado Porto de Lopetegui deverá impor-se neste grupo. Há deslocações sempre complicadas ao leste da Europa mas a questão do 1º lugar deverá ser resolvida em cimeira ibérica com o Atlético de Bilbao. O Porto apurou-se sem grandes problemas e agora quer voltar aos mais alto patamar europeu. Com forte sotaque castelhano, o plantel apresenta muitas soluções para os diferentes problemas que vão encontrar. No Dragão devem resolver a questão com pontos suficientes para não sofrerem desgostos de última hora.

O Atlético de Bilbao comandado por Valverde tem sido uma das atracções da Liga BBVA e já faz furor na Europa como se viu com o Nápoles. É a primeira participação em 15 anos na Champions mas o seu novo estádio está pronto para viver grandes feitos europeus com uma equipa onde Muniain é craque. Há ainda Aduriz na frente, Benat e Susaeta a atacar. Espera-se que os bascos garantam o apuramento e continuem o seu processo de crescimento.


NA LUTA
Normalmente o Shakhtar seria um forte candidato na luta pelo apuramento mas o contexto político e social vivido em Donetsk atira a equipa de Lucescu para longe de casa e terão de jogar em Kiev. Tem sido complicado convencer o contingente estrangeiro a manter-se no clube e a liderança de Srna não deve ser suficiente para garantir níveis motivacionais altos. Será uma incógnita o desempenho dos ucranianos na prova.

O Bate domina desde 2006 o futebol da Bielorrússia e por isso é presença habitual nas provas da UEFA. Esta época vão tentar tirar partido da instabilidade dos rivais ucranianos mas não terão argumentos para muito mais, embora em Borisov nunca será fácil triunfar. Se conseguirem o apuramento para a Liga Europa já será um grande feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário