Autores

A Gazeta dos Desportos é escrita por:



Luís F. Cristóvão (Coordenador)

Escreve sobre futebol e basquetebol no Apostas Online, mantendo colaborações com Eurobasket, Futebol Premier, Planeta do Futebol e  Planeta Basket. Colaborou com Falamos Futebol, zerozero, Futebol Mundial, In Bed with Maradona, PortuGoal, Solobasket, Basket Me, European Prospects e Swish Appeal. Publicou na Inside Women’s Magazine e trabalhou para a FIBA Europa no Campeonato Europeu de Sub-16 Feminino (2012). É treinador de Basquetebol nos escalões de formação da AE Física e Desportiva de Torres Vedras, tendo sido Analista de Jogo no Belenenses Basquetebol (Época 2013/14). É aluno do Mestrado em Treino Desportivo da Universidade Lusófona. Tem seis livros publicados (poesia e literatura infantil).


Andy McDougall

Natural da Escócia e licenciado pela universidade de Edimburgo em português e literatura inglesa, estudou por um semestre na Universidade Nova de Lisboa e por outro na Universidade de Coimbra e também morou na Inglaterra e na Espanha, onde trabalha atualmente como professor auxiliar de língua inglesa numa escola secundária. Começou a escrever sobre o futebol em 2011 e colaborou com vários sites, incluindo BackPage Football, STV (Televisão Escocesa) e PortuGOAL. 


Twitter


António Valente Cardoso

Desde cedo ligado ao universo desportivo, cresceu a par de algumas das futuras estrelas do desporto nacional, começou a colaborar, ainda pré-adolescente, com jornais e rádios locais e regionais, conciliando essa faceta com a prática desportiva, tendo experimentado o andebol, o atletismo, o basquetebol, o voleibol, o futebol de salão, o futsal, o râguebi, o kickboxing e, naturalmente, o futebol.
Licenciado em Ciências da Comunicação, especializou-se em Jornalismo com a tese 'A Evolução do Desporto, Passado-Presente-Futuro', laborou em quase todas as áreas que envolvem o processo mediático, como jornalista, fotojornalista, subeditor, editor, assessor de comunicação, relações pública, consultor e investigador, especialmente no que concerne ao fenómeno sócio-mediático-desportivo.
Colaborador em vários projectos, entre os quais o PFPO (hoje em dia Observatório do Futebol do CIES), criador do primeiro guia de média para a CAN, ideólogo do Observatório das Ligas Europeias de Futebol e autor do título 'Do Foot-ball ao Futebol, Globall, A globalização e os Mundiais de futebol".
Aprendizagens e experiências em Espanha, França, Itália, Alemanha, Escócia, de Ayr a Turim, de Nice a L'Hospitalet, cidadão do mundo, interessado na cultura e nas civilizações, sempre pronto a aprender.

Twitter | Observatório das Ligas Europeias de Futebol 

Carolina Neto

Estudante de Jornalismo, que quer seguir a vertente desportiva do mundo das notícias. O desporto está-lhe no sangue, o futebol foi a sua primeira paixão e uma das razões pela qual seguiu o caminho dos media. Descobriu o mundo das duas rodas em 2008 e, desde então, que segue atentamente esse campeonato barulhento mas cheio de adrenalina.

Twitter

João Gonçalves

Começou a escrever sobre futebol no blog colectivo Terceiro Anel em 2003. Depois, a título individual, escreveu no blog Encarnado e Branco entre 2006 e 2009 altura em que criou um novo projecto, o blog Red Pass onde publica textos actualmente.Foi colaborador e analista de equipas, assim como gestor e produtor de conteúdos para as páginas de Facebook, dos programas da RTP "Grande Área", "Pontapé de Saída", À noite o Mundial", dedicado à cobertura do Mundial 2010 e Missão Euro", dedicado à cobertura do Europeu 2012, assim como responsável pelo blog colectivo JABULANI criado com a finalidade de acompanhar o Mundial de futebol da África do Sul em 2010 com crónicas de todos os jogos, análises tácticas e individuais, fotos e vídeos. Colabora na Benfica TV no programa Vitórias & Patrimónios, comentou o Mundial 2014 no programa "Ai a Tibiotársica", tendo também participado em debates de blogues ou lançamentos de jogos. Fez comentários em directo durante vários jogos do Campeonato do Mundo de futebol 2014 nos estúdios da R.D.P. na Rádio Mundial que pôde ser ouvida online, na RDP África ou na Onda Média da Antena1.


Francisco Sousa


Nasceu em 1993, em Coimbra. É estudante de Jornalismo. "Football-addict" desde os 5 anos (muito por culpa dos bonecos do Mundial 98 do McDonald´s ). Adora ver, escrever e sentir o futebol. Escreve no blogue Futebol do Mundo e colabora com os sites Gazeta dos Desportos e Futebol Mundial.



Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona, tem desenvolvido atividade como Treinador de Basquetebol no Atlético Clube da Malveira, Clube Hiper-Ativo da Malveira, Clube Nacional de Natação, Sport Lisboa e Benfica e Associação de Educação Física e Desportiva, onde orienta, atualmente, a equipa de Sub-16 masculinos. Foi treinador-adjunto da Seleção de Sub-14 da Associação Distrital de Lisboa, entre 2003 e 2006, e desde 2008 é treinador nos campos de férias do Caja Laboral – Saski Baskonia (Vitória, Espanha).


Sem comentários:

Enviar um comentário