quinta-feira, 29 de março de 2012

Goleadas na Champions Africana

Com a disputa, no passado fim de semana, da primeira mão da primeira eliminatória da Liga dos Campeões Africanos, dois resultados saltam à vista pelo volume de golos. Os angolanos do Recreativo do Libolo voltam a estar nas bocas do mundo. Depois de terem eliminado os Orlando Pirates, da África do Sul, receberam no seu terreno os vice-campeões da Nigéria, os Sunshine Shooting Stars, e com um fabuloso 4-1 parecem ter assegurado a continuidade na prova.

A verdade é que a equipa nigeriana esteve longe de mostrar o valor prometido. Remetendo-se totalmente à defesa, os nigerianos ainda conseguiram chegar ao empate, mas a boa reação dos libolenses, com três golos no último quarto de hora, marcou o jogo. A equipa de Zeca Amaral ainda não teve um teste a sério no Girabola deste ano, mas os resultados alcançados nas Afrotaças são bem prometedores.

No Gana, aquela que pode ser considerada a grande surpresa desta primeira mão. O Berekum Chelsea, clube fundado há apenas 12 anos, em 2000, recebeu o Raja Casablanca, um dos colossos africanos, e goleou-o por 5-0. Naquele que parece ser apenas mais um episódio da indefinição do futebol marroquino (que conjuga grandes valores individuais com consecutivas desilusões coletivas), a equipa ganesa deu, não só um grande passo para continuar em competição, mas um claro sinal de que quer começar a ser tida em conta no panorama futebolístico continental.

Atenção ainda para aquele que era o confronto mais aguardado pelos amantes do futebol africano. Frente a frente, os egípcios do Zamalek e os costa-marfinenses do African Sports, duas equipas lendárias das Afrotaças. Ganharam os egípcios graças a um golo madrugador de Omotoyossi. Este internacional do Benim já prometeu mundos e conheceu fundos no futebol europeu, passando pela Moldávia, Suécia e França. Agora, regressado a África, tenta com a camisola do Zamalek recuperar o fôlego na sua carreira marcada por promessas não cumpridas. Quanto à eliminatória, vai ser preciso esperar pelo encontro na Costa de Marfim, a 7 de abril, para se saber quem segue em frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário