quarta-feira, 24 de abril de 2013

B.Dortmund vs Real Madrid: O 3ºround de um duelo épico


|Francisco Pinho Sousa


Depois de 2 confrontos brilhantes na fase de grupos, Borussia Dortmund e Real Madrid voltam a encontrar-se na Liga dos Campeões, desta feita numa fase mais adiantada da competição. Estamos nas meias-finais, aquele ponto da prova em que qualquer equipa pode assumir, de forma legítima, uma candidatura à conquista do ceptro europeu. O Real Madrid pode ser considerado favorito para este encontro, embora o registo desta temporada nos confrontos contra os alemães não seja o melhor…

Em Dortmund, o Borussia ganhou 2-1. Em Madrid, empate a 2, garantido na compensação num livre de Ozil. O denominador comum desses encontros foi mesmo o maior domínio madrileno. Klopp procurou abdicar da bola, uma espécie de acto contra-natura, pelo menos tendo em conta o que costuma fazer na maioria dos jogos. Correu-lhe bem a estratégia, porque raras vezes a equipa se desequilibrou atrás e porque foi extremamente incisiva na frente.


No entanto, apesar destes antecedentes, acredito que, em eliminatória, a história será diferente. Poderá ser igual, mas não acredito. Primeiro, o factor-surpresa deste Borussia já terminou- daqui para a frente já são vistos como candidatos à conquista da prova. Depois, acredito que o maior arcaboiço competitivo do Real Madrid possa fazer a diferença nestas alturas. Por último, tenho notado algum cansaço na máquina alemã, enquanto o Real tem descansado parte do plantel, praticamente em todos os fins-de-semana. Com tudo isto, parece que quero dizer que o Borussia não tem hipóteses. Nada disso. Apenas algumas justificações para o ligeiro favoritismo do Real Madrid.

Em termos tácticos, podemos perspectivar ambas as equipas montadas em 4x2x3x1. Provavelmente, a equipa merengue terá de assumir o jogo, até porque suponho que a estratégia do Dortmund volte a ser de expectativa. Jurgen Klopp sabe os riscos que corre se se expuser demasiado às letais transições rápidas do Real, sobretudo aquelas que partem do pé direito de Xabi Alonso e caem redondas no pé de Cristiano Ronaldo ou Di María. Logo, tentará ser mais cauteloso na abordagem ofensiva a este jogo.

Do outro lado, Mourinho gostaria que o BvB assumisse a posse, para que adiantasse linhas e o Real pudesse fazer o que gosta. Ainda assim, mesmo que o Borussia assuma jogo, o Real não vai ter facilidades, em especial se a pressão alta e o jogo de marcação dos laterais alemães for feita da maneira correcta. Além disso, veremos se Gotze voltará a ser o “cão-de-guarda” de Xabi Alonso, medida que foi fundamental para que o Real saísse derrotado do Westfalenstadion. Daquela vez, com Alonso em dificuldades, foi Pepe quem teve de assumir a saída de bola e com isso o Real Madrid pagou caro…

Podemos esperar, portanto, um jogo de muitas emoções, bem disputado, a nível táctico e técnico. Frente-a-frente, duas equipas construídas muito à base do que pensam os seus treinadores. Um Borussia Dortmund com facilidade em criar linhas de passe, capaz de atacar e, ao mesmo tempo, defender com muitas unidades contra um Real Madrid poderoso atrás (com Varane, Ramos ou Pepe…) e avassalador à frente (atenção a este Ronaldo no melhor momento da sua carreira). 19h45, it´s show time!

Onzes prováveis:

Borussia Dortmund: Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels, Schmelzer; Bender, Gundogan; Blaszczykowski, Gotze, Reus; Lewandowski (4x2x3x1).

Real Madrid: Diego López; Sergio Ramos, Varane, Pepe, Fábio Coentrão; Xabi Alonso, Khedira; Di María, Ozil, Cristiano Ronaldo, Higuaín (4x2x3x1).

Sem comentários:

Enviar um comentário