sexta-feira, 1 de março de 2013

Uma Liga em Angola

|Luís F. Cristóvão




Na semana que marca o início do Girabola 2013, levantam-se vozes que pedem a criação de uma Liga de Futebol no país. Boas notícias, se isso significar uma maior organização e promoção do espetáculo, não só dentro como para fora do país. Se o conseguirem, e existem todos os meios para que isso aconteça, será um avanço para o futebol angolano e para todo o futebol africano.


Mais comunicação – é uma das grandes lacunas do futebol africano: a incapacidade de comunicar. É ainda hoje difícil encontrar informação fidedigna sobre o que se passa em cada campeonato, muito menos na hora, havendo até alguns campos de onde nunca nos chegam as informações completas (nem resumos, nem fichas técnicas). Uma Liga Angolana teria que assegurar que esta comunicação existiria sem falhas, levando até à criação de um site (ou ao aproveitamento de algum que, por iniciativa privada, já existe) onde tudo pudesse ser armazenado para uma fácil consulta.

Melhor organização – todos os anos o Girabola é afetado por problemas económicos, com equipas que não conseguem ter, a horas, valores que lhe são prometidos por instituições públicas e patrocinadores. Isso leva a uma clara fragilidade da competição (algo que, infelizmente, pode ser observado em todas as partes do mundo). Caso a Liga sirva para organizar e apoiar todos os clubes participantes da competição, esta terá tudo a ganhar.

Maior competitividade – Angola não se pode queixar da competitividade no seu campeonato, onde pelo menos cinco equipas podem ambicionar o título em 2013. Há, no entanto, problemas a resolver na assimetria entre o topo e o fundo da tabela e, sobretudo, no contato com conjuntos estrangeiros, nomeadamente nas Afrotaças. Uma Liga Angolana deverá promover uma subida da qualidade de jogo (através da formação de técnicos e jogadores, mas também de outros agentes da modalidade) para que os conjuntos angolanos consigam ser referência no continente.

Será à volta destes três pontos que a organização de uma Liga Angolana de Futebol deverá refletir e pensar. Caso consiga dar respostas convincentes a cada uma destas questões, terá pernas para ocupar o espaço que lhe é devido. 

Sem comentários:

Enviar um comentário