sábado, 4 de fevereiro de 2012

Zâmbia e Costa do Marfim nas meias-finais

E ao primeiro dia dos quartos-de-final, aqueles que mais sonharam na Taça das Nações Africanas tiveram que enfrentar a realidade. Com o resultado de 3-0 a repetir-se nas duas partidas, Sudão e Guiné Equatorial acabaram por se despedir da competição.


A equipa da Guiné Equatorial tentou vender o mais caro que pôde esta partida, mas os Elefantes não permitiram veleidades. Se Drogba ainda deu oportunidade para que Danilo brilhasse ao defender uma grande penalidade, pouco depois rematou sem hipóteses para o guardião de origem brasileira.

Na segunda parte, Drogba bisou, desta vez com uma cabeçada implacável, deixando que Yaya Touré marcasse ainda um dos mais espectaculares golos deste torneio, num livre marcado de forma perfeita, bem longe da área. A exibição da Costa do Marfim foi convincente e esteve ao nível do que se espera para um forte candidato a vencer a CAN.

Para a equipa da Guiné Equatorial, fica o dever cumprido com brilhantismo, pois se ninguém esperava nada desta equipa, a verdade é que os guineenses mostraram atributos para merecer um lugar entre as oito selecções mais fortes da competição. Javier Balboa, Juvenal, Danilo e companhia aproveitaram da melhor forma uma oportunidade que pode ser única, dado que o país nunca conseguiu qualificar-se para uma prova desta qualidade.

Na outra partida disputada hoje, a Zâmbia voltou a afirmar-se como um candidato que vai correndo por fora e já está nas meias-finais. Os golos dos zambianos foram marcados por Sunzu, Katongo e Chamanga, numa partida onde o Sudão não demonstrou capacidade para lutar pelo resultado.

Os zambianos voltam a uma fase da competição onde não chegavam desde 1994, quando perderam na final para a Nigéria, em Tunes. Já para os sudaneses, aproveitaram bem as fragilidades dos seus opositores no grupo para voltarem a provar uma passagem para lá da primeira fase, algo que não era atingido desde 1970, quando organizaram e venceram a CAN.

As duas equipas esperam agora pelos resultados de amanhã para se ficarem a conhecer os jogos das meias-finais, que se disputarão na próxima quarta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário