quinta-feira, 26 de abril de 2012

Deixem-nos sonhar


O Sporting joga hoje em Bilbau o acesso à final da Liga Europa. Numa época de altos e baixos, os leões sonham com uma marca histórica, conduzidos por um treinador estreante. Qual o caminho para chegar a Bucareste?

Sejam noventa, cento e vinte ou tudo isso e mais alguns minutos de grandes penalidades, este é o jogo que todos querem jogar e ganhar: a possibilidade de marcar presença numa final europeia. E se nos últimos dois dias já vimos que existem muitas maneiras de se chegar a uma final (seja oferecendo a bola ao adversário, seja guardando a bola sem desistir de marcar), Ricardo Sá Pinto oferece a sua receita. Enfrentar a partida de uma forma “destemida, com grande responsabilidade e muito orgulho”.


Esta tem sido a imagem de marca do Sporting de Sá Pinto nesta caminhada europeia. Uma equipa que, acima de tudo, percebe a responsabilidade de cada partida e assume a vontade de ganhar. Os sorteios ditaram eliminatórias começadas em casa, onde o Sporting procurou sempre ganhar vantagem sem, por isso, deixar de se precaver contra as forças do seu adversário, e terminadas em reduto alheio. Em Manchester e Kharkiv, os leões entraram com o intuito de marcar e alargar vantagem, só deixando os adversários assumir a partida depois desse golo consumado.

É isso mesmo que se espera em Bilbau. Um Sporting com um desenho sólido na defensiva (Carriço e Schaars deverão estar lado a lado no meio-campo), mas com sentido de oportunidade nas transições (Diego Capel e Matías Fernandez deverão ser as chaves para estas movimentações). Com a forte probabilidade de Pereirinha entrar no lugar do castigado Izmailov (apesar de menor génio, é ele quem tem características mais próximas do russo), Sá Pinto sente-se pronto para parar o Athletic sem ter que recuar em demasia as suas linhas.

Para Marcelo Bielsa, não existem contemplações. O futebol joga-se avançando no terreno e procurando o golo de todas as formas possíveis. Com Javi Martínez de regresso à equipa, regressa também o pêndulo que faz iniciar o jogo basco, a partir de trás. No entanto, faltará à equipa De Marcos, um dos artistas ao dispor de Bielsa. Muniain deverá assim aparecer em territórios mais interiores, contando com Susaeta também para servir Llorente, sem dúvida o jogador mais perigoso do Athletic.

Uma coisa é certa. Não estamos perante equipas que desistam facilmente dos seus objetivos. Assim, será de esperar uma partida onde tudo poderá acontecer. Athletic e Sporting perseguem os sonhos a que têm direito. Deixem-nos sonhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário