domingo, 9 de dezembro de 2012

Champions Cup Africa – Balanço Final


O Primeiro de Agosto somou mais um título na Taça dos Campeões Africanos de Basquetebol, ao bater na final a equipa do Petro de Luanda por 80-69. O terceiro classificado foi a equipa do Al Ahly, que bateu no último dia o seu rival egípcio, o Ettehad, por 76-64. Carlos Morais, da equipa petrolífera, foi eleito o MVP da competição.


A grande final deste torneio foi uma repetição do primeiro jogo do Grupo B. Mas desta vez, os militares foram mais fortes do que a equipa do Petro, tendo em Reggie Moore, com 23 pontos e 10 ressaltos, o seu principal jogador. A equipa do Petro até entrou mais forte, mas a boa reação do Agosto, sobretudo no segundo e terceiro períodos, ofereceu-lhes uma vantagem que não mais lhes foi tirada. A boa exibição de Carlos Morais, do Petro, valeu-lhe o prémio individual, ainda assim amargo, por a sua equipa não ter conseguido levar o mais desejado troféu.

No jogo do 3º e 4º lugar, o Al Ahly acabou por ser mais forte, muito graças à fabulosa exibição de Tarek Elghannam, com 18 pontos e 19 ressaltos. A equipa egípcia acabou por ser a grande surpresa desta fase final da competição, depois de uma passagem muito cinzenta pela fase de grupos.

O Libolo foi a deceção da segunda fase, acabando num inesperado 5º lugar. Frente ao ES Sahel, Vladimiro Gerónimo foi o homem da partida, marcando 17 pontos na vitória por 73-70.

*

Nas meias finais não houve surpresa de maior. O Primeiro de Agosto  bateu a equipa do Al Ahly por 75-62, com Kikas a marcar 20 pontos e a ganhar 7 ressaltos. Na outra partida, o Petro venceu o Ettehad por 85-73, com Carlos Morais a ser, outra vez, o herói do jogo, desta vez com 29 pontos.

*

Foi nos quartos de final que surgiu a maior surpresa deste torneio. Depois de uma fase de grupos sem máculo, o Libolo perdeu para o Al Ahly por 69-64. Tarek Elghannam, com 27 pontos e 13 ressaltos, transformou uma partida onde os libolenses entraram como favoritos. Na equipa angolana, Olímpio Cipriano, com 14 pontos, foi o melhor marcador.

O Primeiro de Agosto venceu o ABC por 76-56, com Reggie Moore, 16 pontos e 6 ressaltos, a ser a figura em destaque. O Petro dominou o Manga com 84-66 no marcador final. Leonel Paulo, com 20 pontos e 6 ressaltos, foi o homem da partida. Finalmente, o Ettehad venceu o ES Sahel por 75-61. A equipa tunisina esteve muito longe do seu melhor, enquanto Torrington Cox marcou 17 pontos e ganhou 10 ressaltos.

Classificação Final da Champions Cup Africa

1º Primeiro de Agosto
2º Petro de Luanda
3º Al Ahly
4º Ettehad
5º Rec. Libolo
6º ES Sahel
7º Manga
8º ABC
9º Kano Pillars
10º Mongomo
11º Mazembe
12º Espoir

Mais dados estatísticos da prova no site AfricaBasket



Sem comentários:

Enviar um comentário