quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Final da primeira volta na LPB – Balanço

|Luís Cristóvão

Chegados ao final da primeira volta na Liga Portuguesa de Basquetebol, é o momento certo para fazer um pequeno balanço da competição.

A primeira nota de destaque prende-se com o nivelamento das equipas na tabela classificativa. O SL Benfica é um líder isolado, com 9 vitórias em 10 encontros, seguindo-se do Vitória com 7 vitórias. Depois, com uma diferença de 2 vitórias, estão oito das equipas participantes. 6 para CAB Madeira e Barcelos, 5 para Sampaense e 4 para Galitos, Algés, Lusitânia, Oliveirense e Ovarense. A única equipa a excluir-se desta linha é o Maia Basket, que soma apenas duas vitórias e que acabou por trocar de treinador, dispensando o espanhol Vicente Gonzalez, substituído por Manuel Romão.

Aaron Anderson, CAB Madeira, MVP da primeira volta. (Foto Cláudio Gomes)
Esse equilíbrio nota-se, também, no número de jogadores utilizados, com a Ovarense (9 atletas), Lusitânia (10 atletas) e Maia Basket (11 atletas) a serem os únicos a saírem da norma. De resto, CAB Madeira, Barcelos e Galitos utilizaram 12 atletas, o Sampeanse utilizou 13 e o Benfica, Vitória de Guimarães, Algés e Oliveirense utilizaram 14.

O Benfica tem o melhor ataque e a melhor defesa da prova, apresentando um diferencial de +23,4 como média. Ainda com médias positivas estão o Vitória de Guimarães (+5,9), CAB Madeira (+1), Barcelos (+2) e Sampaense (+0,7). Do lado do balanço negativo, o Galitos apresenta a pior média, com -9,5, seguido da Oliveirense (-8,5) e o Maia Basket (-8).



A superioridade da equipa encarnada faz-se sentir na maioria das tabelas estatísticas disponibilizadas pelo site da FPB.  Os encarnados apresentam a melhor percentagem de aproveitamento de Lançamentos de 3 pontos e de Lances Livres, sendo apenas superados nos Lançamentos de 2 pontos, onde a Ovarense é residualmente melhor. Também no capítulo dos Ressaltos o Benfica é dominador, sobretudo na zona defensiva, com a Oliveirense a cotar-se como a equipa mais forte no Ressalto Ofensivo. Nota para o Sampaense Basket, equipa que soma mais Roubos de Bola, enquanto o Benfica volta a ser a equipa a apresentar o melhor índice Assistência por Turnover, com uma média de 1,6 por encontro. Neste capítulo, o CAB Madeira, com um índice de 1,2, também segue numa linha bastante positiva.

Em relação às expetativas para a segunda volta, algumas curiosidades que deverão ser seguidas de perto. Por um lado, o CAB Madeira parece estar bastante mais estabilizado no que toca às suas exibições e poderá dar luta ao Vitória de Guimarães na perseguição ao segundo lugar da tabela. Importante, também, avaliar a subida de forma de Nuno Oliveira, jogador chave do Barcelos em temporadas anteriores e que, devido a lesão, só recentemente voltou a ser utilizado. A pequena diferença entre pontos marcados e sofridos da Ovarense também poderá ser uma boa notícia para os vareiros, que depois de uma primeira volta longe daquilo que seriam as suas expetativas, terá possibilidades reais de assegurar uma posição mais condigna com o seu historial. Por outro lado, a fragilidade defensiva do Sampaense e a fragilidade ofensiva do Galitos poderão acabar por empurra-los para fora dos primeiros lugares.

Todas estas tendências poderão ser seguidas e comprovadas, também, através das odds semanais da Dhoze, que apresenta propostas para todos os encontros da LPB.

2 comentários:

  1. Luís, está quase perfeito. Faltou referir que a foto é do Cláudio Gomes... GR. Ab.

    ResponderEliminar
  2. Já está atualizada a informação. Retirei-a do site do CAB. Abraço!

    ResponderEliminar