segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CAN 2012: o Grupo A foi assim

Zâmbia e Guiné Equatorial seguem em frente no Grupo A. O principal favorito, Senegal, não só fica pelo caminho como é a grande desilusão da prova, ao perder todos os jogos.

A surpresa começou a desenhar-se logo no primeiro dia da competição, quando uma esforçada Guiné Equatorial venceu a Líbia com golo de Javier Balboa. A equipa da casa mostrou um futebol simples e realista, tendo em conta os jogadores à sua disposição: defesa dura, avançados móveis. Aparentemente, ficar na expectativa não era solução para os comandados de Gilson Paulo, um desconhecido treinador brasileiro que, como prémio de apuramento, ganhou já mais um ano de contrato à frente da equipa guineense.

Também na primeira jornada a Zâmbia bateu o Senegal por 2-1 e começou a desenhar o que seria a história do principal favorito deste grupo: uma desilusão sem igual, para um grupo onde brilhavam Demba Ba, Moussa Sow e Papiss Cissé.

No entanto, a segunda jornada deixou bem claro quem eram as equipas mais fortes. Depois de uma chuva torrencial, Líbia e Zâmbia não foram além do empate. Mas mesmo com o relvado em frágeis condições, a Guiné Equatorial conseguiu uma das vitórias que ficará na história deste país. Depois de ver o Senegal empatar nos minutos finais, Kily, com um fabuloso remate fora da área, colocou o pior classificado do Ranking Fifa a jogar nesta CAN nos quartos-de-final da competição.

A última jornada serviu para confirmar tendências. Enquanto a Guiné Equatorial, pela primeira vez, pareceu mais preocupada em contralar o jogo, a Zâmbia recorreu às suas credenciais e Chris Katongo marcou o golo da merecida vitória. No outro jogo, a Líbia honrava a sua revolução com uma vitória sobre um Senegal desfeito em pedaços.

Obviamente que a Guiné Equatorial será uma das bonitas histórias deste torneio. Mas é a Zâmbia quem entra na fase decisiva da prova com condições para conquistar alguma coisa na CAN. Senão o título, um lugar no pódio.

A figura

Javier Balboa

Instrumental no sucesso da Guiné Equatorial. Marcou o golo para a vitória no primeiro jogo, fez a assistência para a vitória no segundo. Depois de muito prometer ao serviço do Real Madrid, a sua carreira precisava de um momento especial. Chama-se CAN 2012. Balboa sairá desta competição como um dos nomes em destaque no futebol africano.

Sem comentários:

Enviar um comentário