segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A primeira final para Angola

Angola defronta a Costa do Marfim naquele que será um encontro decisivo para o apuramento para os quartos-de-final da Taça das Nações Africanas. A equipa de Lito Vidigal precisa apenas de um ponto, mas jogará para ganhar e conquistar o primeiro lugar do grupo.

Depois de bater o Burkina Faso e de empatar com o Sudão, Angola precisa agora de um ponto (ou que o Sudão não vença o seu jogo) para confirmar a passagem aos quartos-de-final. A motivação é grande, para mais enfrentando a Costa de Marfim, uma das seleções com mais estrelas nesta competição.

Para o jogo de hoje, Lito Vidigal não poderá contar com Carlos Fernandes, que tem sido o guarda-redes titular da equipa. As notícias vão indicando que o escolhido para o substituir deverá ser Wilson, guarda-redes do 1º de Agosto. Quem está totalmente recuperado da lesão que o afastou do último jogo é Nando Rafael. O avançado fez a sua estreia oficial com a camisola dos Palancas Negras frente ao Sudão, depois de, no passado, ter representado a seleção alemã nos escalões mais jovens.

A equipa da Costa do Marfim chega a esta partida com a qualificação garantida, fruto de duas vitórias em outros tantos jogos. Ainda assim, será pouco provável que opte por descansar as suas principais estrelas, dado que a Zâmbia, equipa que venceu o grupo B, é um adversário a evitar na próxima fase da competição.

Em disputa estará ainda a tentativa de Angola vencer a equipa marfinense, pela primeira vez, em jogos oficiais. A única vitória dos Palancas aconteceu em 2007, num jogo amigável, mas das três vezes que as equipas disputaram jogos em competições africanas, a vitória sorriu sempre aos Elefantes. Em 1998, as duas equipas encontraram-se em jogo da CAN, disputada no Burkina Faso. A equipa da Costa do Marfim venceu por 5-2 e Lito Vidigal esteve em campo com a camisola dos angolanos. Quase 14 anos depois, a vontade é de fazer história, vingando essa pesada derrota que eliminou Angola.

Será pois um grande jogo, aquele que se disputará mais logo à tarde, em Malabo.

Sem comentários:

Enviar um comentário