sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quando o jogo era deles...


Larry Bird e Magic Johnson são hoje duas figuras históricas da NBA, a grande liga mundial de basquetebol. Nos últimos 30 anos percorreram juntos o caminho do estrelato, desde o  liceu até a serem reconhecidos em todos os cantos do mundo. Esse percurso é descrito por Jackie MacMullan com especial detalhe no livro When the game was ours, uma edição da Mariner Books, lançada neste ano.

O livro divide-se em vários capítulos, cada um deles assinalando uma data. Tudo começa a 9 de Abril de 1978, em Lexington, Kentucky, quando os dois jovens se conhecem, fazendo ambos parte de uma equipa de All-Stars Universitários, numa competição internacional. Nesse estágio, ambos percebem a valia do outro, admirando as suas qualidades. De alguma forma, aquilo em que cada um julgava ser único, aparece no jogo do outro. Souberam, nesse dia, quem era o adversário que iriam ter para o resto da vida.

A tensa relação dos dois só ganharia relevo quando se encontraram na final da NCAA. Aí, Magic Johnson e os Spartans de Michigan State bateram Larry Bird e os Indiana State, num jogo que se tornou memorável para a história do basquetebol. Desde esse ano de 1979, ambos lutaram pelos mesmos objectivos, com a agravante de terem sido escolhidos no Draft por duas equipas rivais – os Lakers de Los Angeles e os Celtics de Boston. As disputas entre as duas equipas durante os anos 80, com muitas histórias do que se passou no balneário de cada uma, dá-nos uma imagem muito fiel do que era o basquetebol profissional e da forma como as grandes  equipas se constroem e evoluem.

Também percebemos que, a partir de 1986, os dois se tornam cúmplices, transformando a tensão em admiração profunda pelas qualidades do outro, para além de uma amizade que se vai fomentando com os anos. Bird, três vezes campeão, e Magic, com cinco títulos, só voltaram a jogar na mesma equipa nos Jogos Olímpicos de 2002, em Barcelona, fazendo parte do Dream Team norte-americano, já depois de Magic se ter retirado da NBA (onde ainda haveria de voltar), devido ao vírus do HIV.

Jackie MacMullan, comentadora regular do Boston Globe durante trinta anos e actual colaboradora da ESPN, guia-nos, com uma escrita muito interessante, pelos meandros desta relação, sendo que o resultado é um livro ímpar para quem tem uma verdadeira paixão pelo basquetebol e teve oportunidade de acompanhar as carreiras destes dois ídolos, simplesmente, fantásticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário