terça-feira, 31 de julho de 2012

JO – Quem segue em frente nos Femininos?


No último dia da fase de grupos do Torneio Olímpico de Futebol Feminino, só os Estados Unidos parecem ter garantido o primeiro lugar. Nos outros dois grupos, a incerteza mantém-se e a emoção será grande.

Grã-Bretanha e Brasil disputarão o jogo grande de hoje. Ambas equipas contam com duas vitórias, o Brasil com uma diferença de golos ligeiramente superior, +6, do que as britânicas, +4, mas com as canarinhas a sentirem-se favoritas, tendo em conta o seu historial de resultados. Ainda assim, inspiradas pelo seu público, as britânicas poderão tentar uma gracinha, ainda que o empate não lhes seja suficiente para ultrapassar as brasileiras. No outro jogo do grupo, a Nova Zelândia terá que ganhar e tentar fazê-lo por uma margem superior a dois golos para encarar a possibilidade de ainda ter lugar nos quartos-de-final.


No grupo F, o Japão ainda sonha com um deslize sueco para agarrar o primeiro lugar. Enfrentando a África do Sul, que se encontra já sem esperanças de continuar em prova, as japonesas entrarão em campo com vontade de marcar. A Suécia enfrenta o Canadá, num jogo que poderá ainda mexer em todas as contas do grupo. Uma vitória canadiana colocaria a equipa em segundo lugar do grupo, com a Suécia certamente apurada em terceiro. No sentido contrário, a equipa canadiana poderá dar-se ao luxo de perder por um golo de diferença, sendo difícil de imaginar a Coreia do Norte a pontuar frente aos Estados Unidos no outro grupo.

Por isso mesmo, a equipa norte-americana parece garantida no primeiro lugar do Grupo G, depois de duas vitórias. Não será de esperar que tire o pé do acelerador frente à Coreia do Norte, que tendo vencido frente à Colômbia, foi arrasada pela França. No entanto, um empate serviria a ambas as equipas. As colombianas jogam a sua última cartada neste torneio, tentando evitar mais uma derrota. Será uma tarefa difícil para uma equipa que não tem, sequer, uma liga nacional. A experiência acumulada nesta competição, poderá, no entanto, servir para regressar, em breve, à alta roda do futebol feminino mundial.  

Sem comentários:

Enviar um comentário