domingo, 8 de julho de 2012

Sub-16 F: Na Estónia com uma missão


A seleção nacional de Sub-16 femininos parte para a Estónia onde disputará a Divisão B do Europeu da categoria, inserida no Grupo A. A missão das jovens jogadoras portuguesas passa por dignificar a camisola, tentando melhorar o 7º lugar alcançado na temporada passada.

O sorteio não terá sido totalmente favorável para o conjunto orientado por Ana Catarina Neves, já que inclui a Estónia, país organizador, a Finlândia, que disputou, no ano passado, a Divisão A e a Ucrânia, que terminou no 6º lugar. Ainda assim, o primeiro passo é escapar ao último lugar do grupo, algo que uma vitória poderá, desde logo, garantir.


A equipa portuguesa regista dois regressos em relação à equipa do ano passado, com Simone Costa e Emília Ferreira a repetirem presença. Ambas têm, este ano, uma maior preponderância na equipa que aposta em duas jovens nascidas em 1997, Carolina Bernardeco e Maria Koustorkova, para o seu cinco inicial. A seleção nacional apresenta um grupo muito coeso e com diversas soluções para o jogo exterior e interior, revelando um bom índice defensivo, algo de essencial para garantir um bom resultado.

A equipa da Estónia organiza este Europeu com elevada ambição, tendo em conta que poderá contar com sete atletas já com experiência a este nível competitivo. De destacar, no seu plantel,  Tatjana Razguliajeva e Kadri Ann Lass, duas jogadoras que faziam parte do cinco inicial que, em 2011, perdeu para Portugal por 31-73.

Uma equipa com recordações mistas das portuguesas é a Ucrânia. Tendo perdido na fase preliminar, a equipa do leste europeu bateu Portugal na fase mais avançada para terminar na frente. Da equipa do ano passado regressam também duas jogadoras, sendo que o maior perigo virá de Anastasiya Polovynka, uma base de elevada estatura.

Finalmente, as finlandesas. Depois de um torneio para esquecer na Divisão A, a equipa aparece agora com ambições à subida de divisão. Cinco jogadoras com experiência neste escalão entram nas contas da equipa técnica, com Tulli Menna a destacar-se, depois de no ano passado não ter dado mostras de evidência. Dois jogos de preparação frente à Alemanha, equipa que venceu a Divisão B no ano passado, mostram que a equipa escandinava não será adversário fácil.

O primeiro jogo de Portugal disputa-se já na próxima quinta-feira, dia 12 de julho, frente à equipa da casa.

Este é o plantel ao dispor de Ana Catarina Neves:

Ana Moniz - CPN
Carolina Bernardeco - GDEMAM
Catarina Cavaco - Juventude BC
Chelsea Guimarães - GDESSA
Emilia Ferreira  - GDESSA
Franscisca Meinedo - CPN
Joana Alves - SL Benfica
Mafalda Marques - SIMECQ
Maria Kostourkova - SIMECQ
Marlene Cassamá - GDESSA
Simone Costa - SL Benfica
Sofia Almeida - CPN



Sem comentários:

Enviar um comentário