sexta-feira, 6 de julho de 2012

Liga dos Campeões Africanos – Fase de Grupos


Luís Cristóvão apresenta as oito equipas que marcam presença na fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

Numa prova dominada por equipas do Norte de África, sendo o TP Mazembe a exceção que, nos últimos sete anos, confirma a regra, a fase de grupos desta temporada representa essa forte tendência, com cinco equipas vindas do Magrebe (Egito, Tunísia e Argélia), o TP Mazembe (RD Congo) e duas novidades da África Negra. Sunshine Stars, da Nigéria, e Berekum Chelsea, do Gana, conseguem logo na estreia um lugar nesta adiantada fase da Liga dos Campeões.

Apesar do favoritismo recair para as fortes equipas da Tunísia e do Egito, algumas surpresas poderão acontecer na maior prova do futebol africano. Se no Grupo A, Esperance Tunis e Étoile Sahel são os conjuntos mais fortes, no Grupo B veremos como é que as equipas egípcias são afetadas pela falta de competição no seu país.


Grupo A

Vencedor da Liga dos Campeões e do Campeonato Tunisino na temporada passada, o Esperance Tunis regressa à fase de grupos com grande confiança em repetir o sucesso. Apesar de ter perdido Msakni e Darragi, a equipa aposta no seu atacante camaronês, Yannick N'Djeng, para fazer a diferença. Poderá também ser uma oportunidade para lançar alguns jovens jogadores, como é o caso de Beauguel, recentemente chegado dos escalões de formação do Toulouse.

O Étoile de Sahel foi vice-campeão Tunisino em 2011 e procura reconquistar um título que foi seu em 2007. A figura da equipa é o guarda-redes internacional Mathlouthi. A equipa teve dificuldades na primeira eliminatória, frente ao campeão ruandês, mas a partir daí pareceu encontrar de novo o seu caminho. Bater o Esperance é um objetivo difícil, tanto que a equipa de Sahel fez um campeonato nacional bem mais fraco em 2012, terminando em 5º lugar.

O ASO Chlef foi campeão argelino em 2011, mas perdeu referências desde essa vitória. Teve um percurso difícil para aqui chegar, eliminando o Vita Club e o Al Hilal do Sudão, e tem como sua principal referência o veterano defesa-central Samir Zaoui. Os seus objetivos passam por conseguir um lugar nas meias-finais.

Já o Sunshine Stars chega à fase de grupos da Liga dos Campeões depois de ter garantido o segundo lugar no campeonato nigeriano. Numa equipa cheia de juventude, há um nome que sobressai. Samuel Okunowo, o “trota-mundos” que passou pelo Barcelona e pelo Benfica, regressou a casa para ser o líder da equipa onde se formou. Frágil fora e muito forte em casa (o Rec. Libolo que o diga), a equipa nigeriana poderá ser um pêndulo do apuramento neste grupo.


Grupo B

O Al Ahly foi o último clube egípcio a vencer a Liga dos Campeões, em 2008. Depois da saída de Manuel José, e sem competição local, a equipa passa uma fase de alguma indefinição. Aboutrika, que prometera abandonar o futebol, continua a ser a figura do Al Ahly, podendo ser um jogador decisivo em qualquer partida. Sem o apoio do seu público, será muito importante que a equipa consiga garantir fora alguns pontos que lhe permitam o apuramento.

O mesmo se aplica ao Zamalek. Com a agravante de Omotoyossi estar em conflito com o clube e ter já demonstrado vontade de sair. Da resolução desta questão poderá depender o poder de fogo do Zamalek, que também perdeu Mido para o Barnsley. A eliminação da CAN2013 da seleção do Egito, frente à Rep. Centro-Africana, é, neste momento, um fantasma na cabeça dos jogadores egípcios. A Liga dos Campeões a oportunidade de reafirmarem o seu poderio em África.

O TP Mazembe tem quatro Liga dos Campeões no seu currículo e quer voltar, rapidamente, à glória. Com uma equipa que mantém grande parte das suas estrelas, onde estão incluídos vários vencedores da CAN 2012, como Himonde, Sunzu, Sinkala e Kabala, a equipa congolesa tem poder para bater os seus conceituados adversários e até para chegar à final.

Já o Berekum Chelsea é a grande novidade desta fase. Campeão ganês, é o único representante de um país que não está entre os dez melhores do ranking das provas de clubes da CAF. Fundado em 2000, a equipa venceu o ano passado o seu primeiro título nacional e surge agora inspirada pelo sucesso do clube inglês com o mesmo nome. Com um plantel muito jovem e sem experiência internacional, o Berekum Chelsea deixou pelo caminho o Raja Casablanca e o Cotonsport, dois históricos. Sinal dos tempos.

A fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos disputa-se entre 7 de julho e 4 de agosto. Os dois primeiros classificados de cada grupo ficam apurados para as meias-finais.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário