sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

1º de Agosto ganha em jogo equilibrado até ao fim

A equipa dos militares vence por 77-76 e sai com vantagem do primeiro dia de competição.

O Libolo começou ligeiramente superior, muito por culpa da categoria de Olímpio Cipriano, mas o 1º de Agosto tomou a liderança de jogo com 6 minutos no primeiro período, ao fim do qual liderava por 16-11.
Nos primeiros dois minutos do segundo período, o 1º de Agosto começou a distanciar-se, marcando um parcial de 9-2. Mas, mais uma vez, Olímpio Cipriano, fosse da linha de lance livre, fosse através de penetrações, conseguiu aproximar o marcador. Reggie Moore também desempenhou um papel importante na recuperação, muito por culpa do desacerto do militares durante este período do jogo. O Libolo chegou ao empate graças a uma jogada de 2+1 de Milton Barros, aos sete minutos. Dois minutos fantásticos do 1º de Agosto voltaram a permitir uma distância de 8 pontos no marcador. Ao ponto de Raúl Duarte, treinador do Libolo, pedir um desconto de tempo. Isso permitiu uma recuperação de 4 pontos, ainda assim insuficiente para atingir a liderança. Ao intervalo, 35-31 para a equipa dos militares.
Início da segunda parte e Olímpio Cipriano continua a dar show nas penetrações para o cesto, ainda que o 1º de Agosto seja muito mais seguro na escolha de lançamento. O Libolo voltou a aproximar-se no marcador. Quem também se mantinha em destaque era o jovem poste Felizardo Ambrósio, muito seguro nos ressaltos.  Mas o empate chegou com menos de três minutos para jogar no terceiro período, logo seguido de mais dois pontos de Reggie Moore, a colocar a sua equipa na liderança. O jogo manteve-se muito equilibrado, mas foram os militares a chegar ao final do período na frente (53-52).
Mesmo a jogar a 1 na maior parte do tempo, devido a problemas de faltas de Milton Barros, Olímpio Cipriano continuava a carregar a sua equipa para a reacção, chegando a ter vantagem a 5 minutos do fim, levando como resposta dois triplos de Karlton Mims. O jogo manteve-se muito equilibrado até final, com um triplo de Carlos Almeida no minuto final a estabelecer uma diferença difícil de alcançar. Reggie Moore ainda conseguiu um triplo, deixando o jogo com uma diferença de dois pontos  a 24 segundos do fim. Armando Costa sofreu falta e não desperdiçou na linha de lance livre. Milton Barros, na resposta, colocou mais um triplo. Até ao final, uma sucessão de idas para a linha de lance livre, com Carlos Almeida a marcar as duas últimas tentativas e Milton Barros a encerrar com um triplo na buzina, que deixou o Libolo sair com uma derrota por apenas 1 ponto.

O 1 de Agosto foi mais equipa durante todo o jogo, ainda que o Libolo tenha alguns jogadores em grande destaque, como são os casos já referidos de Cipriano (18 pontos, 7 ressaltos) e Moore (22 pontos e 8 ressaltos), que acabou por ser o MVP. Com um jogo bem mais individualista e físico do que aquele que se joga em Portugal, ambas as equipas deram mostras de poder criar problemas a Porto e Benfica. Os melhores em campo entre os militares foram Felizardo Ambrósio (16 pontos, 10 ressaltos), contando ainda com boas prestações de Carlos Almeida (14 pontos e 3 assistências) eJoaquim Gomes (10 pontos).

No final,  Paulo Macedo (Adjunto do 1º de Agosto)e Raul Duarte (Treinador do Libolo) estavam de acordo em relação ao equilíbrio da partida, mas o técnico do Libolo definiu a falta de eficácia e a arbitragem demasiado rigorosa como os factores diferenciadores do resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário