segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O jogo do tudo ou nada

Sporting e Benfica encerram a 20ª jornada com um dérbi onde ambos terão que apresentar todos os argumentos nas disputas que têm em aberto na Liga Zon Sagres.

O quê para quem?

O Benfica ainda só conhece a vitória no ano de 2011, estando numa série de 14 vitórias consecutivas. Ainda assim, os pontos perdidos nas primeiras três jornadas da Liga, fazem-no olhar para a revalidação do título como um objectivo distante. Mesmo vencendo em Alvalade, a equipa encarnada ficará a 8 pontos do FC Porto, algo que não é impossível de alcançar, mas que é muito pouco expectável de um conjunto que, em 20 jogos, ainda só desperdiçou 4 pontos.

Já o Sporting joga para manter a terceira posição. União de Leiria, Braga e, especialmente, o Vitória de Guimarães, mordem os calcanhares dos leões que nunca conseguiram, desde o início da época, somar mais de duas vitórias consecutivas em jogos de campeonato. Manter a vantagem perante os seus adversários directos e, através deste jogo, interromper a cavalgada vitoriosa do seu maior rival são óptimos objectivos para fazerem os verde e brancos correr.

O peso da Europa

O dérbi surge entre os jogos dos 1/16 de final da Liga Europa, que ambos os clubes lisboetas desejam vencer. O Sporting conseguiu um excelente resultado em Glasgow, roubando um empate frente ao Rangers bem perto do final da partida. A exibição positiva dos homens de Alvalade subiu um pouco os níveis de confiança da equipa liderada por Paulo Sérgio, que será um dos ausentes do relvado, devido a castigo federativo.

Jorge Jesus não viu confirmado o medo nos olhos do Estugarda e ofereceu 45 minutos de avanço aos germânicos. No entanto, a segunda parte dessa partida devolveu-nos o grande Benfica que se tem visto nas últimas jornadas. O técnico campeão deverá ter aprendido uma lição que já tantas vezes esqueceu. A sobranceria não é boa conselheira na preparação de um jogo de futebol. Por muito mal que o Sporting lhe pareça, ignorar os perigos que a equipa leonina pode criar, será fatal para a equipa das águias.

Pensar cada peça como num jogo de xadrez

Do lado do Benfica não são esperadas surpresas. Jorge Jesus definiu o seu melhor onze durante o mês de Janeiro, não encontrando razões para o alterar na visita a Alvalade, visto que na equipa leonina não existem individualidades a merecer uma marcação especial. Assim, o Benfica terá na baliza o espanhol Roberto, formando a sua defensiva com Maxi Pereira, Sidnei, Luisão e Fábio Coentrão.

Na zona intermediária, Javi Garcia continuará a desempenhar o papel de pêndulo do jogo encarnado, prevendo-se muito trabalho no confronto com o meio-campo reforçado que Paulo Sérgio tem vindo a apresentar. Salvio, Aimar e Gaitán ficam com as responsabilidades criativas das águias, esperando que Saviola e Cardoso possam ter bolas suficientes para resolver a partida no reduto leonino.

Já no caso do Sporting, a ausência de Evaldo e Valdés obriga a mexidas no onze preferido de Paulo Sérgio. Rui Patrício, que tantas vezes assumiu o papel de salvador da equipa este ano, assumirá a defesa das redes de Alvalade. Na defesa, João Pereira, Daniel Carriço, Anderson Polga e Torsiglieri, parecem os favoritos do técnico. Apesar de Grimi ser um lateral de origem, Torsi apresentará melhores índices defensivos, o que o levará a ter a oportunidade no onze.

No meio-campo, Paulo Sérgio não abdica de um trio que lhe garanta estabilidade. Pedro Mendes, Zapater e André Santos levam a vantagem. Maniche, para além das fracas exibições, tornou-se em mais um caso de indisciplina, algo que tem garantido saídas da equipa titular a quem os comete. Por fim, muitas dúvidas em quem poderá aparecer no apoio a Hélder Postiga. Vukcevic e Yannick parecem estar na pole position, visto oferecerem imprevisibilidade e rapidez às transições ofensivas. Matías Fernandez, que entrou muito bem em Glasgow, poderá também aparecer no onze, embora essa opção obrigasse a outras transformações e tornasse o jogo do Sporting ainda mais lento.

As dúvidas irão durar até perto da hora do jogo, sendo que se espera um Estádio quase lotado, estando já quebrado o recorde de bilheteira desta temporada em Alvalade. Será um grande jogo, de muitas emoções, onde a equipa pior classificada tem, por tradição, melhores resultados. Se do lado leonino, ninguém se quererá fiar em probabilidades, do lado do Benfica, superstições não serão permitidas. Venha a bola.


Sem comentários:

Enviar um comentário