quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Euroliga: os grupos

Começa esta semana a competição maior do basquetebol europeu e todas as emoções da Euroleague poderão ser vividas na Dhoze. Divididos em quatro grupos estão os melhores conjuntos e os melhores jogadores do continente (aos quais juntamos, para já, alguns dos melhores do mundo).

No Grupo A, grande motivo de interesse será o dérbi entre o Bizkaya Bilbao e o Caja Laboral. Ambas as equipas apresentam fortes argumentos na Liga ACB, já que enquanto os de Bilbao se reforçaram com Roger Grimau e D’or Fischer, muita experiência, a equipa de Vitória tem na dupla Prigioni & Seraphin boas razões para acreditar num regresso à ribalta. No entanto, neste grupo, estão dois dos colossos europeus. O Olimpiakos poderá sentir, de alguma forma, a crise, mas apresenta como principal atrativo Matt Howard, chegado de um fantástica carreira universitária em Butler. Já o Fenerbahce contratou Bogdan Bogdanovic e terá Thabo Sefalosha enquanto o lockout durar. Estas quatro equipas parecem garantir os lugares que dão direito ao apuramento, mas nunca será bom desprezar uma equipa como o Bennet Cantú, uma equipa experiente e muito bem construída.

O Grupo B começou ontem com uma vitória do CSKA Moscovo na Lituânia, frente ao Zalgiris, com os russos a anunciarem que nada será como na época passada. Juntar Teodosic, Sammy Mejía, Nenad Krstic e Kirilenko dá à equipa moscovita argumentos inigualáveis. Quem vai tentar disputar-lhes o primeiro lugar é o Panathinaikos. Os atuais campeões apresentam uma equipa ligeiramente modificada, onde Diamantidis continuará a ter a grande influência da época passada, agora apoiado pelos irmãos Calathes, com Pat a juntar-se a Nick na equipa da capital grega. O Unicaja Málaga apostará numa primeira fase calma, mas será necessário ter em conta os campeões lituanos, para além do Brose Baskets da Alemanha, equipa que na época passada mostrou qualidades para ambicionar um lugar numa fase mais adiantada.

O Grupo C será, com certeza, o grupo de todas as incertezas. Simplesmente, é impossível decidir que é o mais favorito e quem são as equipas que poderão apurar-se. O Real Madrid parece estar no caminho de formar uma equipa forte. Com um conjunto com muita juventude, a presença de Rudy Fernandez traz experiência e capacidade de decisão ao cinco treinado por Pablo Laso. O Maccabi vem de uma grande época e, apesar dos sobressaltos da pré-temporada, ter Jordan Farmar e Schortsanitis poderá valer-lhes uma boa caminhada na Euroliga deste ano. Mas neste grupo encontramos ainda o Partizan Belgrado, com Nikola Pekovic,  o Anadolu Efes, com Sasha Vujacic e Ersan Ilyasova, o EA7 Milão, treinado por Scariolo e com Danilo Galinari, Ioannis Bouroussis e Omar Cook, para além do Belgacom Spirou, uma das boas surpresas da Euroliga transata. Quem tiver alguma certeza sobre o desfecho deste grupo, por favor, ponha o braço no ar.

Finalmente o Grupo D, onde o Barcelona entra com sede de vingança, depois de ter ficado de fora da Final Four realizada na sua cidade. A equipa de Juan Carlos Navarro parece ainda mais forte do que o ano passado  e uma vitória europeia é agora  a exigência principal feita a este grupo. O Montepaschi Siena, que volta a ter Bo McCalleb em grande forma, acrescenta ao seu conjunto o australiano David Anderson, querendo, no mínimo, repetir o brilharete do ano passado. O Galatasaray poderá ter um papel importante neste grupo. Jaka Lakovic lidera a equipa turca e tem todas as condições para garantir o apuramento para a próxima fase, sobretudo num ano em que Unics Kazan (vencedor da Eurocup 2011) e Olimpia Ljubljana perderam as suas principais referências. A equipa que fecha o grupo, o Asseco Prokom, tentará ganhar algumas partidas, mas parece arredado de quaisquer objetivos nesta competição.

Jogue e viva a Euroliga na Dhoze, com jogos ao vivo em todas as jornadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário