segunda-feira, 21 de maio de 2012

A época 2011/12 em Portugal


Finalizada a temporada oficial do futebol português, é tempo de fazer um pequeno balanço, escolhendo alguns nomes que deixaram marca esta época. Entre possíveis despedidas e revelações, foi assim que se passou, em Portugal.


Hulk
É o homem do título no FC Porto. O melhor marcador da equipa e, sobretudo, o jogador que conseguiu resgatar o conjunto azul e branco nos jogos mais complicados. Hulk foi sempre a origem do perigo que vinha do onze dos dragões e prepara-se para sair para uma liga mais mediática, deixando a certeza de que jogadores como ele é algo raro de encontrar nos relvados portugueses.

Vítor Pereira
Ninguém acreditava que o antigo adjunto de Villas-Boas, sem qualquer experiência na liderança de uma equipa da Liga principal (quanto mais de um grande!), pudesse levar o FC Porto ao título. E mesmo conquistando o cetro, muitas vozes ainda parecem duvidar da capacidade do técnico. No entanto, sem deslumbrar, os Dragões foram mais fortes nos momentos decisivos da época. Impossível negar créditos a Vítor Pereira na sua época de estreia.

Académica
A equipa de Coimbra conquistou a Taça de Portugal uma semana após ter garantido a manutenção na Liga Zon Sagres. Depois de um início de temporada prometedor, esperava-se uma equipa capaz de lutar por um lugar na primeira metade da tabela. No entanto, a segunda metade da época foi de grande desilusão, com uma longa série de jogos sem ganhar. O melhor momento ficou guardado para o Jamor, com uma vitória que vale um troféu histórico para os estudantes.

Cardozo
O mal amado do Estádio da Luz termina a temporada com a coroa de melhor marcador da Liga. Não sendo um prodígio técnico, o Tacuara já provou, mais do que uma vez, ser uma solução (e não um problema) na frente de ataque dos encarnados. Sofrendo também da inconstância exibicional de toda a equipa de Jorge Jesus, Cardozo acaba por ser o alvo fácil dos protestos dos adeptos. Mas se sair este ano, sai com o nome gravado na história.

Leonardo Jardim
Ainda não foi este ano que o SC Braga conquistou um título, mas a verdade é que esteve na luta até à reta final. Pelo Estádio Axa vão sucedendo-se treinadores e cada um parece ser capaz de levar os bracarenses para disputas mais elevadas. Jardim comprovou a sua qualidade fazendo do Braga a equipa que praticou um futebol mais bonito, caindo de pé numa semana em que teve de enfrentar FC Porto e Benfica. O Braga continua a ser um projeto incontestado e partirá na linha da frente para a próxima temporada.

Sá Pinto
O Sporting começou mal, endireitou-se e acabou por cair, no início de fevereiro, sob a liderança de Domingos Paciência. Ricardo Sá Pinto foi a solução encontrada e levou os leões a uma meia final europeia. Com os atributos da raça e da competitividade em destaque, a equipa foi uma das sensações do último terço da época. No entanto, a derrota na final da Taça acaba por ser um balde de água gelada lançado sobre o entusiasmo dos adeptos.

Hugo Vieira
Figura de destaque de uma equipa que atingiu a final da Taça da Liga, Hugo Vieira está de partida para o Benfica. Durante a temporada foi uma das revelações da Liga Zon Sagres, um avançado irrequieto, capaz de furar as defensivas adversárias com muita velocidade e imprevisibilidade. A equipa do Gil Vicente seguiu Vieira, utilizando os seus atributos para fazer tremer os grandes do campeonato.





Sem comentários:

Enviar um comentário