terça-feira, 22 de maio de 2012

Preparando-se para o grande desafio


Começa hoje a preparação no relvado para o Euro 2012, com duas das equipas a fazerem os primeiros jogos amigáveis. Enquanto a Holanda enfrenta o Bayern de Munique, a Polónia joga contra a Letónia. Um primeiro olhar sobre os jogadores que estarão na grande competição do futebol europeu.

Num jogo que estaria pensado para ser uma grande festa de consagração para a equipa do Bayern, o clube de Munique recebe hoje a seleção da Holanda, no seu primeiro teste a caminho do Euro 2012. Os holandeses partem com um grupo de 27 jogadores, dos quais 4 sairão antes de 8 de junho. Para Bert van Marwijk, as dúvidas serão muito poucas, restando apenas confirmar o momento de forma de cada um dos atletas presentes na convocatória.


A seleção laranja chega a esta fase com três guarda-redes que parecem disputar, entre iguais, o lugar de titular. Skeletenburg e Vorm repartiram o lugar na fase de apuramento, mas o excelente momento de forma do jovem Tim Krul, poderá também valer-lhe uma oportunidade.

Na defesa, o grande ausente será o lateral esquerdo Erik Pieters, que não poderá ocupar o seu lugar junto aos titularíssimos Van der Wiel, Heitinga e Mathijsen. Anita, do Ajax, ou Willems, do PSV, poderão ser as apostas para o lugar. Do meio campo para a frente, Van Bommel parece garantido como número 6, restando saber se van Marwijk optará pela presença de de Jong ao seu lado ou se preferirá uma opção mais ofensiva. Van der Vaart, Sneidjer e Robben estarão na linha da frente para ocuparem os lugares de meio campo, restando Van Persie e Kuyt na frente de ataque, onde Huntelaar terá, certamente, uma palavra a dizer.

Um dos organizadores, a Polónia, entra também em campo hoje, frente à Letónia. Sem jogos oficiais onde basear uma observação do potencial da equipa polaca (Franck Smuda fez várias experiências ao longo dos últimos dois anos), a equipa a apresentar não deverá fugir muito do onze apresentado frente a Portugal, na inauguração do Estádio Nacional. Szczesny, do Arsenal, conquistou o lugar na baliza, contando, à sua frente, com uma linha de quatro defensores composta por Piszczeck, Wasilewski, Perquis e Wawzrnyak.

No meio campo, Smuda deverá optar por uma dupla composta por Polanski e Dudka, em funções mais defensivas, contando com Błaszczykowski, Obraniak e Rybus a servir o avançado Lewandowski. A equipa polaca parte com o favoritismo mas, pelo menos ao nível do onze titular, poderá competir de igual para igual com Rússia e Grécia na luta pelo primeiro lugar do Grupo A.

Mais logo, começaremos a confirmar se são estas as ideias dos treinadores de Holanda e Polónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário