quinta-feira, 24 de maio de 2012

Rússia e Croácia podem ser surpresas


Sem constar do lote dos principais favoritos, quer a Rússia, quer a Croácia poderão ser surpresas no próximo Euro, dada a consistência dos seus conjuntos. Amanhã, entram em campo para os primeiros jogos de preparação.

Com Dick Advocaat na liderança, a equipa russa chega à fase final do Euro com a confiança em alta. A liga local vive um momento de grande ânimo, com várias equipas a reforçarem os seus plantéis e a maioria dos jogadores da seleção a preferirem ficar por casa, em lugar de se aventurar por outras ligas europeias. Assim sendo, não é de estranhar que apenas dois jogadores sigam as suas carreiras longe da Mãe Rússia.


A baliza estará reservada para Akinfeev, do CSKA. Na linha defensiva, a equipa sofreu uma perda muito importante, com a lesão de Vasili Berezutski. Caberá ao seu irmão Aleksei substituí-lo, ao lado de Ignatshevich. Anyukov, pela direita, e Zhirkov, pela esquerda, completam um setor muito seguro, que permitiu apenas quatro golos na fase de qualificação.

No meio campo, Zyryanov, Denisov e Shirokov deverão compor a linha definida por Advocaat. A chamada do sportinguista Marat Izmailov poderá possibilitar uma opção de qualidade para a equipa russa. Na frente, o experiente Arshavin e o jovem Dzagoev prometem espalhar o perigo, no que terão o apoio de Pavlyuchenko, um dos melhores marcadores da equipa na qualificação, ainda à procura de conseguir brilhar tão intensamente como o fez em 2008. Um novo Euro poderá ser um trampolim para o regresso do ponta de lança aos seus tempos áureos.

O adversário de amanhã será uma das seleções que mais tem cativado os adeptos do futebol nos últimos anos. O Uruguai, semi finalista do Mundial e campeão da Copa América, permitirá um teste de dificuldade elevado à equipa russa. O outro europeu que entrará em campo amanhã, a Croácia, inicia a preparação frente a um adversário teoricamente mais fácil, a Estónia, que ainda assim atingiu os playoff de acesso à competição.

Slaven Bilic já anunciou que deixará o comando da equipa croata no final do Euro, rumando ao Lokomotiv de Moscovo. O antigo defesa central terá assim uma última oportunidade de fazer brilhar a sua seleção. Para aqui chegar, os croatas tiveram que eliminar a Turquia no playoff, depois de terem ficado em segundo lugar de um grupo vencido pela Grécia.

O treinador operou diversas modificações na equipa durante a fase de qualificação. Na baliza, Pletikosa parece ter segurado o lugar que dividiu com Runje, agora afastado da competição. À sua frente, Simunic e Schildenfeld deverão ser os defesas centrais, com Vida a ocupar a lateral direita e Corluka do lado esquerdo. Strinic e Pranjic serão outras duas fortes opções para o setor mais recuado dos croatas.

No meio campo, Srna aparece descaído na linha direita, com Rakitic a completar o outro extremo. Luka Modric será, sem dúvida alguma, o maestro do jogo croata, deixando provavelmente Kranjcar remetido ao banco de suplentes, com Dujmovic a parecer ganhar a corrida a Vukojevic. Eduardo parece de pedra e cal na frente de ataque, restando saber se será Mandzukic e Olic a concorrer pelo lugar que sobra. Jelavic será outra das opções ao serviço de Bilic.

Com tantas opções, a equipa croata só poderá lamentar o grupo onde terá que enfrentar Espanha e Itália. Mas que serão uma equipa com probabilidades de chegar à segunda fase, isso ninguém poderá deixar de aceitar como possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário