terça-feira, 29 de maio de 2012

Regresso ao passado?


Itália e Suécia são duas seleções que já conheceram a glória em campeonatos europeus, apostando em 2012 para regressar ao passado. Mas estarão em condições de cumprir com tamanha ambição?

Depois de atingir a final em 2000, a Itália não voltou a conseguir grandes sucessos nos Europeus, ainda que, pelo meio, tenha conseguido um título mundial. Na anterior campanha, em 2008, os italianos ficaram pelos quartos de final, perdendo contra a poderosa Espanha, este ano seu adversário já na fase de grupos. Cesare Prandelli não terá assim tarefa fácil, até porque começa logo com um jogo frente à Armada Espanhola.


Para o seu onze, Prandelli aposta em Gianluigi Buffon como o seu número um. O guarda-redes da Juventus continua a ser uma referência no seu posto, assegurando uma base de confiança para toda a defesa. Durante a fase de qualificação, apenas Giorgio Chiellini, a central, manteve o seu lugar como titular. A seu lado, poderá ser Barzagli o escolhido, ficando a lateral direita entregue ao napolitano Maggio e o lado esquerdo a Balzaretti. Angelo Ogbonna, jovem jogador do Torino, da Série B, poderia ser a surpresa, quer no centro ou do lado esquerdo.

No meio campo, Pirlo, De Rossi e Thiago Motta poderão estar a lutar por dois lugares, com Marchisio e Montolivo a completarem o quadrado. Mas até poderão ser os três titulares, caso Prandelli aposte na segurança e no fechar de barreiras na zona intermediária. Na frente de ataque, Cassano foi o herói da qualificação, mas poderá não estar nas melhores condições para assegurar a titularidade no Euro.  Assim poderá aparecer   Mario Balotelli, o controverso jogador do City que terá prometido comportar-se durante a maior competição do futebol europeu. A ver vamos se o conseguirá cumprir...

Quanto à Suécia, envolvida num complicado grupo onde terá de enfrentar a Inglaterra, a França e a Ucrânia, sonha com a repetição de uma chegada às meias-finais, tal como conseguiu há vinte anos. O treinador, Erik Hamren, parece ter o seu grupo definido para atacar a competição.

Na baliza, Isaksson é a escolha unânime, não deixando dúvidas quanto à sua qualidade e superioridade em relação à concorrência. Na linha defensiva, Lustig deverá ocupar o lado direito, com Mats Olsson a fechar do lado esquerdo. No centro, a dupla constituída pelo Mellberg e Jonas Olsson tentará fazer esquecer a ausência de Majsterovic.

Na intermediária, Kim Kallstrom e Anders Svensson constituirão o muro defensivo, com o primeiro a poder experimentar o seu remate como uma arma perigosa para qualquer adversário. Sebastian Larsson e Wernbloom foram opções primordiais durante a fase de qualificação, mas um deles (provavelmente Wernbloom) deverá ficar de fora do onze, para que Elmander e Toivonen fiquem no apoio à estrela da equipa, Zlatan Ibrahimovic.

A equipa sueca é um conjunto sólido e experimentado, podendo fazer perigar o apuramento dos dois grandes deste grupo, França e Inglaterra, sendo que as esperanças da equipa da casa, a Ucrânia, parecem bastante diminutas na antevisão ao Europeu.

A Itália inicia hoje a sua preparação frente ao Luxemburgo, enquanto a Suécia jogará amanhã frente à Islândia. Dois testes onde o importante será começar a preparar as vitórias que se ambicionam.


Sem comentários:

Enviar um comentário