segunda-feira, 7 de maio de 2012

Liga Francesa: hora de mostrar fibra de campeão


Com o Paris SG de volta ao primeiro lugar com uma complicada vitória em Valenciennes (3-4), o grosso da jornada da Liga Francesa disputa-se hoje, com Montpellier a jogar cartada decisiva na visita a Rennes e o Lille a poder aproximar-se do par da frente.

Depois de no passado sábado, 5 de maio, não se ter jogado em França, em memória das vítimas da derrocada de uma bancada do Estádio Furiani, em Bastia, há 20 anos atrás, a Liga Francesa voltou à ação com uma partida fabulosa entre Valenciennes e Paris SG. A equipa de Carlo Ancelotti foi surpreendida pela entrada do adversário, que marcou dois golos de rajada, mas conseguiu reagir marcando três ainda antes do intervalo. No final, a equipa da capital conseguiu uma vitória que lhe devolve o primeiro lugar. Pelo menos, por 24 horas.

O Montpellier tem hoje uma partida bem complicada em Rennes. Frente ao 5º classificado e sem Belhanda disponível, a equipa de Réne Girard precisa de pontuar para recuperar a liderança e enfrentar as duas jornadas finais com vantagem. O problema é que, já na próxima, receberá o Lille, que assiste a tudo isto na expectativa de conseguir ainda chegar ao topo.


Para tal, o Lille terá que vencer o Caen, esta tarde, e esperar a derrota do Montpellier. Se isso se concretizar, ficará apenas a dois pontos dos dois da frente, com a possibilidade de ultrapassar o conjunto do Herault já na próxima jornada. O Caen ainda não garantiu a manutenção, mas parece relativamente sossegado em relação à sua classificação, pelo que não deverá ser um obstáculo difícil para o Lille.

Aliás, a manutenção é uma das lutas em aberto nesta campeonato. A três jogos do final, são nove as equipas que tentam fugir aos lugares do fundo da tabela. Duas delas, Lorient e Dijon, enfrentam-se, com a equipa de Pedrinho a jogar em casa e a ter a possibilidade de somar mais três pontos essenciais para fugir à despromoção. A equipa do Dijon parece, neste momento, um dos fortes candidatos a cair na Ligue 2. Sochaux (a receber o Nancy), Auxerre (a receber o Bordéus) e Nice (a jogar em Toulouse) precisam também de pontos urgentes, se querem enfrentar as jornadas finais com capacidade para respirar.

Finalmente, a luta pelos lugares da Liga Europa. Com Lyon (via Taça de França) e O. Marselha (via Taça da Liga) apurados, sobra uma posição nas competições europeias. Rennes, com 57 pontos, tem a vantagem, mas também um calendário complicado. O Saint-Étienne (56 pts) e o Toulouse (54 pts) poderão aproveitar para ocupar a sua posição. Os Verdes recebem hoje o Marselha, esperando uma conjugação positiva de resultados para ultrapassarem o Rennes.

São várias lutas, num campeonato onde a emoção está em alta. Pode seguir todos os jogos, em direto, no Falamos Futebol.  

Sem comentários:

Enviar um comentário