quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"É difícil distinguir entre a crença e o desejo" - Entrevista a Miguel Pedro Guimarães

Aproveitando a viagem a Braga, entrevistamos Miguel Pedro Guimarães, Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Braga. Miguel Pedro é também conhecido por ser um dos membros das bandas Mão Morta e Governo, para além de ser um ferrenho adepto do clube bracarense.

És sócio do SC Braga há mais de 30 anos. Este é, sem dúvidas, o melhor dos tempos para a equipa bracarense?
Que eu me recorde, sim. No entanto, existiram momentos marcantes, como a primeira subida à 1ª Divisão ou a conquista da Taça de Portugal, que foram tempos memoráveis, segundo reza a história.
 
Deste grupo de jogadores, qual (ou quais) ficarão na história e na memória dos adeptos?
Isso só a história o dirá. É um lote de bons jogadores, dedicados e, neste momento, não seria justo distinguir algum....

Na época passada, o título esteve bem perto. Acreditas que é possível atingi-lo este ano?
Acreditar, claro que sim...Só que é difícil distinguir entre a crença e o desejo. O que existe é um forte desejo que tal aconteça e, para isso, é preciso acreditar .

Qual é o segredo do sucesso do SC Braga?
Todos os envolvidos neste projecto…Mas tenho a certeza que o papel da administração, neste últimos anos, tem sido preponderante. São eles os que vão ao leme deste barco e, se chegarem a bom porto, muito a eles se deverá, claro.

Por outro lado, o crescimento do Braga no panorama nacional tem sido acompanhado por uma incapacidade de trazer os novos valores do clube para a equipa principal. Onde estão os Barrosos, os Quims e os Eduardos deste Braga?
O Eduardo está no Génova, o que é bom sinal. Mas essa questão põe-se em todos os clubes que tenham melhor orçamento: o Falcão e o Hulk, o Cardozo e o Saviola, são da formação dos respectivos clubes? 

Em Braga, uma terra onde há imensos benfiquistas, os bons resultados calam uma contestação da ligação entre o presidente A. Salvador e o FC Porto. É uma barreira ao crescimento do clube, o facto de em Portugal os três grandes contaminarem o ambiente futebolístico?
É, pelo menos, um fenómeno muito português e demonstra, apenas, que, de forma generalizada, o povo é meio parolo. É por isso também que a maior parte dos estádios está "às moscas".

Qual é a sensação de se jogar em casa no estádio mais bonito do país?
Sabe bem, claro... Mas melhor é, ainda, ter os adeptos mais fantásticos do país.

Como costumam ser as assembleias gerais do Braga? Corre tudo com tranquilidade ou é algo de semelhante à adrenalina de um concerto de rock?
Tudo tem corrido sempre muito bem, com discussões construtivas e saudáveis.

Por fim, se dependesse de ti, qual destas estrelas contratarias para jogar no Braga: valter hugo mãe ou Adolfo Luxúria Canibal?
Nenhum...nem sabem jogar....são péssimos jogadores...mas excelentes letristas e escritores.

Sem comentários:

Enviar um comentário