segunda-feira, 7 de maio de 2012

Renovação Angolana em marcha


A indicação de Romeu Filemon para assegurar a transição entre Lito Vidigal e um futuro técnico na frente da seleção angolana não fazia prever uma tão grande mudança no conjunto de jogadores que formam a equipa dos Palancas Negras. Na sua primeira convocatória, Filemon, que conjuga o lugar de selecionador com o de técnico do 1º de Agosto, chamou apenas sete jogadores que marcaram presença na CAN 2012.


As surpresas começam logo pela baliza onde, com Carlos inativo e Wilson lesionado, Filemon deixou de fora Hugo Marques, do Kabuscorp, chamando três guarda-redes sem experiência internacional. Jotabe, do Petro, Landu, do Libolo e Neblu, do 1º de Agosto, são guardiães de escola africana, ao contrário dos chamados por Lito Vidigal, todos formados em Portugal.

Na defesa, mantém-se na equipa três jogadores, Zuela, Dany e Mingo Bille (suplente não utilizado na CAN). Os destaques vão para as chamadas de Lunguinha (provavelmente, a mais injusta ausência da competição disputada no Gabão e Guiné Equatorial) e dos jovens Fissy, Edson Silva e Mussumary, que poderão assim dar um forte contributo para o fortalecimento de um setor onde Angola apresentou bastantes carências no passado recente.

Na zona intermediária, Dedé e Miguel repetem a chamada, mas quem promete ser a grande figura da seleção é Adawa, jogador que já marcou presença na CHAN 2011 e tem vindo a destacar-se no meio-campo do Recreativo Libolo, como um jogador forte fisicamente, que também aparece muitas vezes no espaço de finalização. Um dos jogadores do Girabola a merecer atenção por parte de olheiros europeus.

Na frente de ataque, nota-se a ausência de Mateus e Flávio, mas mantém-se Manucho Gonçalves como referência do onze angolano (tem sido ao serviço dos Palancas Negras que este jogador tem conseguido maiores feitos na sua carreira). Djalma e Nando Rafael vêm também chegar o regressado Geraldo, para além de Chico Caputo, Aguinaldo e Yano, mostrando que o ataque dos Palancas Negras continua a ser o seu setor mais forte.

Com dois jogos de preparação marcados para o final de maio, Romeu Filemon terá que enfrentar o Uganda no primeiro jogo da qualificação para o Mundial de 2014. Uma vitória frente a este adversário e um bom resultado na Libéria poderão valer ao técnico angolano a continuidade na frente da equipa. Esta convocatória denota um profundo conhecimento dos jogadores do Girabola e ajuda a imaginar um conjunto de Angola mais influenciado pelo atual futebol africano do que tentando repetir um esquema de jogo mais europeizado. Se isso pode não ser suficiente para fazer figura num Mundial, para lá chegar, acredito, poderá mesmo ser a melhor solução. 


2 comentários:

  1. Vénia para o autor e o respeito pelas opiniões,embora num ou outro aspeto não mereçam a concordância da análise feita aqui por a verdade da CAN'2012 continuar a ser "escondida" - nem quero dizer o porquê, pois não adianta nada para a valorização do futebol angolano. A verticalidade, honestidade e competência do Professor Lito Vidigal, merecia mais respeito e consideração por parte de todos - mesmo aqueles a quem reconheço razão para melindres --- -, os angolanos, não pelo trabalho EXCELENTE que foi feito e provado no terreno da competição. Vejam-se as estatísticas do trabalho feito,olhem orankinh da FIFA e atente-se nos pormenores e condições de trabalho que lhe foram dadas numa época de falência da FAF, nos incumprimentos de contrato - que ele se quisesse exigia uma grossa indemnização e até dela abdicou -, e não só... por tabela, estão a ser maus camaradas para com os próprios jogadores do plantel que estagiou em Cabinda.
    MARCO AIROSA mostrou classe de maturidade, sem dúvida e de forma incontestável, ou o jovem promissor Lunguinha voltou no fim da prova a ser citado como a mais injusta ausência no CAN? Francamente...
    ESCOLA AFRICANA: era só que faltava para eu ficar com a certeza de que algo de errado ainda anda pela cabeça de alguns angolanos.
    GUARDA REDES: DE facto o que os Palancas precisam é de guarda-redes promissores, imaturos internacionalmente para rodarem nos jogos onde poderão ser goleados pela experiência internacional dos adversários onde
    alinham internacionais com mais de 29 anos. Cada cabeça sua sentença. A não convocação, nesta fase, do Carlos seria um erro imperdoável, embora no CAN tenha sido um dos pilares que evitou derrotas... ou será que os golo do Sudão que nos tramou ele foi o culpado? E mesmo o frente a Costa do Marfim...
    MATEUS GALIANO AUSENTE - O angolano mais cotado no futebol a primeira liga lusa - nem o D'jalma atingiu o palmarés do Mateus -, ao serviço do Nacional da Madeira, com golos, exibições sempre como titular, como ainda no sábado passado no encontro com o Gil Vicente confirmou ser a velocidade a sua grande arma, evidenciado este particular em duas jogadas e numa delas para servir o colega Keita que fez a reviravolta e mereceu a nota máxima da critica; e Mateus não foi chamado para titular dos Palancas e convoca-se um jogador que está lesionado e que há muitos jogos nem sequer tem sido titular no seu clube, o Coritiba. Brada aos Céus! Então a convocatória é feita sem que antes se procure saber o estado de rendimento do atleta? Infelizmente o Geraldo está impedido de jogar... um jovem com currículo valioso, formado na única verdadeira Escola de Jogadores em Angola (a Norberto Castro, em Viana), bem merecia estar na linha do Mundial do Brasil. Tem classe e ambição e amor à camisola a reforçar a opinião. E o mais desprestigiante para o Mateus, é ter sido convocado por o Geraldo estar impedido... Acaso há semelhanças entre os jogadores? Não entendi.
    Sinceramente não vejo em nenhum treinador português garantia de êxito.Deixaram fugir o Pedroto... é caro? Mas é competente.
    Vejo com muitos melhores olhos a continuidade do Filemon, ou em caso impossível, no Agostinho Tramagal (um jovem com boas ideias); o Zeca Amaral (competência confirmada)ou, então o "Heroi de Portimão", o angolano da Gabela que ao chegar ao Portimonense (por onde passou o Mozer que já ganhou um Girabola pelo Interclube) tinha a lanterna vermelha por em 20 jogos apenas ter somado 9 pontos... enquanto o Lázaro Oliveira desde então não perdeu nenhum jogo e o clube está com 31 pontos, fora da linha negra... apenas a dois jogos do final do campeonato.
    Meus caros, fui longo mas ainda ficaram uma coisinhas por dizer.
    Carlos Pereira - Correspondente da R5 em Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião o Osório do Petro de luanda tem lugar indiscutivelmente nesta seleção,tem 3 golos na competição e afirma-se como o grande motor do maior clube de Angola,vejo que o Mister Filemon também anda distraído em relação ao jogadores da provincia do Huambo,Nuno Rodrigues,Mangualde e Stelvio julgo que deveriam ter uma oportunidade de se mostrar e figurarem nos 32,mas quem manda é o selecionador e esperamos que tudo corra bem

    ResponderEliminar