sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Confiança total


Com uma entrada em grande em 2011, o Sporting recebe o Paços de Ferreira pronto a realizar uma segunda volta em alta rotação, tentando aproximar-se dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões.

A tarefa não será fácil, já que Porto e Benfica mostram, neste momento, capacidade para garantir os três pontos na maioria dos jogos a realizar. Para além das forças disponíveis nos respectivos plantéis, ambos se apresentam com maior capacidade para intervir no mercado. O Sporting acaba de perder para o Benfica um dos seus alvos, o defesa Jardel. O equilíbrio lógico acabou por ser respeitado com este desfecho. O Porto teve o melhor Jardel (o Mário de 96 a 2000), o Sporting teve o melhor (2001/02) e o pior Jardel (2002/03), restando ao Benfica ficar com o pior Jardel (o Vieira – é mesmo esse o apelido dele - a partir da próxima segunda-feira). Por muito bom que seja Jardel Vieira, será sempre um dos piores Jardel, visto que não marcará meia centena de golos, nem garantirá campeonatos à sua equipa. Aliás, ver um Jardel defesa-central é tão bizarro quanto encontrar um Maradona guarda-redes, um Pelé defesa-direito ou mesmo um Sócrates primeiro-ministro.

Regressando a Alvalade, e depois da perseguição ao grego Samaras, parece que a opção passa por adquirir um “pinheirinho” para completar o plantel. Vieirinha, Bruno Gama e Paulo Sérgio foram os nomes anunciados nos jornais, sendo que se algo eles têm em comum, é o facto de todos já terem passado, sem sucesso, pelos plantéis dos “grandes” portugueses. No entanto, e até que surjam confirmações, resta ao treinador vilafranquense trabalhar com o grupo que tem disponível. Os resultados mais recentes não deixam de ser animadores.

Os verde e brancos estão moralizados pela vitória e pela exibição frente ao Braga, mas com a recuperação de Pedro Mendes e Maniche, anunciam-se alterações ao esquema táctico que surpreendeu os bracarenses. Com Rui Patrício de pedra e cal na baliza (Hildebrand só serviu mesmo para que o jovem português parecesse ainda melhor), a defesa manter-se-á estável com João Pereira, Daniel Carriço, Polga e Evaldo. Desta linha para a frente, é seguro que André Santos será titular, quase certo que Pedro Mendes o acompanhará na zona intermediária, sendo que Vukcevic e Valdés também terão os seus lugares assegurados. A dúvida será perceber se Paulo Sérgio opta por manter Diogo Salomão numa opção mais ofensiva ou, em sentido contrário, aposta na experiência de Maniche e regressa ao 4-3-3.

Tendo em conta que o treinador leonino costuma optar, quase sempre, pela experiência, não será de espantar um Sporting transfigurado tacticamente na noite de sábado. No banco continuará Diogo Salomão, um favorito dos adeptos, acompanhando Saleiro, que nem com Hélder Postiga e Yannick lesionados consegue entrar nas cogitações do técnico. Matias Fernandez já saiu do boletim médico, podendo assim voltar a uma convocatória que não apresentará surpresas. Independentemente das opções do seu técnico, a expectativa é que os jogadores escolhidos para entrar em campo possam garantir uma vitória frente a um adversário complicado, mas que já perdeu em Alvalade esta época, em jogo a contar para a Taça de Portugal.

Os pacenses empataram nas suas duas últimas deslocações (a Guimarães e a Coimbra) mas Rui Vitória terá que afinar os seus argumentos se quiser conquistar semelhante resultado na visita ao Sporting. A sua estratégia passará por uma intermediária muito povoada, espreitando a possibilidade de rápidos contra-ataques, lançando Pizzi e Mário Rondón como flechas sobre a defensiva adversária. A resguardar o seu último reduto, Rui Vitória (outro treinador com ligações ao Vilafranquense) terá uma dupla de centrais muito fortes (Samuel e Cohene têm agora a concorrência de Ozeia, que se poderá estrear), fechando as laterais com dois brasileiros que se têm destacado no nosso campeonato, Baiano e Maykon.

Na ementa estará assim a possibilidade de um bom espectáculo, entre duas equipas com valores muito diferentes, mas com capacidade para proporcionar um jogo disputado. No entanto, é ao Sporting que caberá aproveitar o entusiasmo gerado pelos últimos resultados, garantindo mais uma semana vitoriosa neste mês de Janeiro.

Equipas prováveis

Sporting – Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Anderson Polga, Evaldo; Pedro Mendes, André Santos, Maniche; Vukcevic, Liedson, Valdés.

Paços de Ferreira – Cássio; Baiano, Ozeia, Cohene, Maykon; Filipe Anunciação; David Simão, Leonel Olímpio, Manuel José; Mário Rondon e Pizzi.


Sem comentários:

Enviar um comentário