sábado, 8 de janeiro de 2011

Qual destes Sporting será terceiro?


Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga lutam, na noite de sábado, mais do que pelo terceiro lugar no campeonato, pelo lugar de terceiro grande português.

Aconteceu há já demasiado tempo: num antigo Estádio José Alvalade praticamente cheio, eu e o meu pai assistimos, do alto da bancada dos sócios, a superior nascente, a um Sporting-Vitória de Setúbal que teve tudo o que torna um jogo de futebol espectacular. À época, o Sporting tinha uma das melhores (senão a melhor) tripla de avançados da sua história, com João Pinto e Niculae a servirem um Mário Jardel inspirado pelos deuses. Nessa noite, Niculae fez o seu último jogo a grande nível. Uma lesão que o fez sair durante a partida obrigou-o a meses de paragem e o jogador que regressou já não era o jogador que todos tínhamos conhecido. Perante um Setúbal lutador e defensivo, vimos Ricardo Quaresma aparecer na equipa, como só aparecem as pequenas grandes estrelas do futuro, arrastando os pés pelo relvado como se o próprio terreno não fosse digno de tão valente cavaleiro. Foi preciso esperar pelo último minuto para vermos Jardel tirar da cartola um dos mais fantásticos movimentos da sua ementa: parou no peito uma bola bombeada por Beto, virou-se e rematou para o fundo das redes defendidas por Carlos Bossio.  Como vos digo, aconteceu há já demasiado tempo: momentos que fiquem na memória dos adeptos para sempre.

O que não sai da cabeça dos jogadores do Sporting de Braga são as palavras de José Eduardo Bettencourt quando, numa entrevista ao jornal A Bola, corria o mês de Outubro, este afirmou que o seu Sporting teria que ficar 15 pontos à frente do de Braga. Naquele momento, o presidente dos leões definia o que a maioria dos associados do clube temem: que uma nova temporada de sucesso do Braga implique mais um ano fora do pódio e, consequentemente, fora da Liga dos Campeões, algo que torne o Sporting de Braga candidato a afirmar-se como o terceiro grande da década que agora começa. Os minhotos guardaram essa frase na memória e entrarão no Alvalade XXI bem conscientes do que é necessário fazer para que o presidente dos lisboetas engula as suas próprias palavras: vencer os leões.

Os homens de Braga chegam a Lisboa com a lição bem estudada e com a confiança em alta, depois de terem levado de vencidos os rivais vimaranenses em jogo a contar para a Bwin Cup. A equipa de Domingos Paciência ultrapassou a primeira fase da época com distinção, fazendo muito boa figura na Liga dos Campeões e garantido a continuidade na Liga Europa. Na Liga Zon Sagres nada está perdido. Com 20 pontos ao fim de 14 jornadas, os bracarenses estão bem próximos do terceiro lugar, do qual até poderão vir a ficar mais perto passada esta jornada. O boletim clínico dos minhotos está relativamente limpo, sendo que apenas Elderson e o guardião Quim estão impossibilitados de dar o seu contributo à equipa. Mais difícil será substituir o peruano Rodriguez, que não vem a Lisboa por estar castigado.

Do lado verde e branco, a história é diferente. Izmailov, Matías Fernandez, Yannick Djaló e Pedro Mendes não treinaram toda a semana, sendo que se adivinha muito difícil a recuperação de algum destes atletas. Hélder Postiga também apresentou limitações, mas parece ser o homem que estará mais perto de poder dar o seu contributo à equipa. De fora ficará Maniche, castigado, o que abre uma vaga no centro do terreno leonino.  Paulo Sérgio terá que recorrer a elementos menos utilizados para fazer o seu onze, sendo que o espanhol Zapater, que tão pouco tem contribuído durante a época, pode vir a ser aposta para a equipa titular.

Verdade é que, mais do que jogadores ou opções tácticas, em Alvalade se espera por magia, por momentos que encham de brio os adeptos e que possam fazer com que as bancadas se voltem a completar com gente apaixonada pelo futebol. Não é só o Sporting que precisa disso. É o futebol português.

Equipas Prováveis:

Sporting - Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Anderson Polga, Evaldo; Pedro Mendes (ou Zapater) e André Santos; Vukcevic, Valdés, Hélder Postiga; Liedson.

Sporting de Braga: Artur Moraes; Miguel Garcia, Paulão, Moisés, Sílvio; Vandinho, Hugo Viana, Leandro Salino; Alan, Paulo César, Lima. 

Sem comentários:

Enviar um comentário