sábado, 29 de janeiro de 2011

Sporting afia faca na Taça da Liga


Depois da fantástica vitória na deslocação ao Funchal, o Sporting visita o Estoril Praia com o objectivo de confirmar a presença nas meias-finais da Taça da Liga.

É tempo de gerir o plantel?

A visita ao Campo da Amoreira é o sexto jogo deste mês de Janeiro para o plantel sportinguista, que marcou uma posição frente ao Marítimo, vencendo por três golos numa deslocação tradicionalmente complicada. O ambiente em Alvalade não está famoso, já que depois da demissão de José Eduardo Bettencourt e da marcação de novas eleições, todos os dias se fala de candidatos a candidatos, cada um deles anunciando medidas um tanto intempestivas. Tem sido esse um dos problemas do clube verde e branco, a constante troca, em praça pública, de projectos e declarações de intenções que, chegados o momento da verdade, acabam sempre por ficar na gaveta. Até Março, é isso que o plantel terá que aguentar. E o melhor será que Couceiro, Costinha e Paulo Sérgio façam todos os esforços para isolar o grupo da contagem de armas que já começou a ser feita.

Não por acaso, o dia de hoje trouxe à baila ofertas para uma série de jogadores importantes no plantel, dos quais dificilmente o clube poderá abdicar se quiser manter-se na competição pela Taça da Liga e Liga Europa. O trabalho da estrutura do futebol profissional sportinguista vê-se assim perante uma situação que, não sendo nova, acaba por desviar o foco da concentração dos jogadores. Estamos perante uma situação de gestão dupla: por um lado, a gestão anímica perante a situação do clube, por outro, a gestão física de jogadores que têm sido obrigados a esforços suplementares.

Quem é certo que ficará de fora na deslocação ao Estoril é Maniche. O jogador voltou a apresentar queixas na perna esquerda e está a ser reavaliado, sendo pouco provável que recupere. Outro dos ausentes é Yannick Djaló, que vai trabalhando entre o ginásio e o relvado, mas que ainda não está dado como apto para a competição. Quem poderá voltar a dar o seu contributo à equipa é Hélder Postiga, bem como os sul-americanos Grimi e Matías Fernandez. É muito provável que os dois primeiros possam até entrar directamente no onze, sendo que no caso do internacional chileno, tendo tido uma paragem prolongada, se aconselha uma dose reduzida de minutos.

De resto, esperam-se alterações na baliza, onde Tiago se afigura como principal candidato à titularidade, na lateral-direita, onde Abel pode entrar no lugar de João Pereira, bem como no centro da defesa, onde Torsiglieri poderá ter oportunidade de confirmar a boa prestação realizada na Madeira. No meio-campo, Zapater, Pedro Mendes e André Santos poderão ser obrigados a trabalho extra, dada a escassez de opções, com Diogo Salomão a espreitar a possibilidade ocupar o lado esquerdo do ataque. Vukcevic poderá ser quem mantém a titularidade entre os avançados utilizados na passada segunda-feira.

Para acabar fora desta competição, o Sporting teria que ser goleado pelo Estoril Praia e ver o Penafiel golear a Naval, duas situações totalmente inesperadas. A equipa da Linha, que joga a sua última partida nesta competição, aproveitará a oportunidade para mostrar os seus jogadores na transmissão televisiva, sendo assim de esperar que Vinicius Eutrópio apresente o seu melhor onze.

Qual será o próximo negócio?

Com a gestão entregue à Trafic, a equipa do Estoril tem sido porta de entrada para uma série de jogadores brasileiros à procura de sucesso na Europa. O melhor exemplo desse trabalho é Jardel, jogador que poderá estrear-se este fim-de-semana com a camisola do Benfica.  Entre os jogadores brasileiros mais jovens, os laterais Anderson Luís e Jefferson parecem ser os melhores colocados para seguir as passadas de Jardel. De resto, o plantel tem alguns jogadores mais experientes, como são o caso de Luciano Bebé, Alex Afonso ou o português Lameirão, na tentativa de conseguir alcançar uma promoção à Liga Zon Sagres, tarefa que se adivinha complicada, dado os estorilistas ocuparem um lugar no fundo da tabela.

Espera-se que a chuva desta semana não tenha transformado o relvado do Campo António Coimbra da Mota num lamaçal, permitindo que o jogo seja agradável de seguir para quem queira ver o Sporting confirmar o seu lugar na próxima fase da Taça da Liga.

Equipas prováveis:

Estoril Praia: Cléber; Anderson Luís, Lameirão, Steven Vitória e Jefferson; Luciano Bebé, João Coimbra, Da Cunha e Erick; Luís Leal e Alex Afonso.

Sporting: Tiago; Abel, Daniel Carriço, Torsiglieri e Grimi; Pedro Mendes, Zapater e André Santos; Vukcevic, Hélder Postiga e Diogo Salomão.

Sem comentários:

Enviar um comentário